Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Abrigos precisam de intérpretes voluntários para comunicação com pessoas de outras nacionalidades

Publicação:

Atendimento de profissioanis de saúde em abrigos do RS

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) criou a opção de intérprete na plataforma de inscrições online para profissionais que desejam ser voluntários nos abrigos que acolhem as populações atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul. A plataforma para cadastro está disponível em saude.rs.gov.br/cadastro-de-profissionais. 

Trata-se de um chamamento de emergência para qualificar a comunicação entre as equipes de saúde e as populações que não têm o português como primeiro idioma. O Estado acolhe haitianos, venezuelanos, senegaleses, argentinos entre outras nacionalidades.

No cadastro, a língua que o voluntário poderia ser intérprete pode ser descrita no campo Especialidade. Trabalho é preferencialmente no formato presencial, cabendo ao município que for solicitar definir se há a possibilidade de ser à distância. Intérpretes de Libras também podem se cadastrar.

Através do censo dos abrigos temporários realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), já foram mapeados 200 abrigos com pessoas que migraram ao RS vindas de outros países. Porém, uma das principais de barreiras de acesso à saúde integral e longitudinal dessas populações é o idioma. Qualificar a comunicação entre equipes de saúde e os migrantes, refugiados e apátridas significa, portanto, ampliar a circulação e oferecer melhor atendimento dos serviços de saúde. 

População migrante 

Segundo os dados do Sistema de Registro Nacional Migratório (SISMIGRA), serviço vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, atualmente residem no Rio Grande do Sul 127.301 migrantes, refugiados e apátridas.  

Cadastro de voluntários 

O cadastro disponibilizado pela SES é destinado àqueles profissionais com disponibilidade de carga horária e interesse em atuar no auxílio aos municípios do Estado. Ao preencher o formulário, o profissional da saúde autoriza que seus dados sejam disponibilizados para a gestão dos municípios e instituições de saúde caso haja necessidade de substituição ou ampliação da força de trabalho. 

Até este momento, cerca de 38 mil profissionais de diversas áreas fizeram seu cadastro na plataforma . Confira o painel de Cadastro de Voluntários 

Secretaria da Saúde