Abertas inscrições para o seminário online sobre Aleitamento Materno
Evento está no calendário da Semana Mundial do Aleitamento Materno, de 1 a 7 de agosto
Publicação:
Estão abertas as inscrições para o XVI Seminário Estadual da Semana Mundial do Aleitamento e XI Seminário Estadual da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, no dia 8 de agosto, de forma online. As inscrições, para o recebimento dos certificados, podem ser feitas pela internet até o dia do evento, pelo link Inscrições Seminário
A transmissão será online pelo YouTube, no canal Conselho Regional de Nutricionistas 2ª Região (CRN-2), parceiro da Secretaria Estadual da Saúde na promoção do seminário, que conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre.
Tem como público-alvo profissionais representantes das Coordenações Estaduais, Regionais e Municipais de Saúde, estudantes da área de saúde e será aberto ao público em geral interessado na pauta, A iniciativa faz parte da campanha de incentivo ao aleitamento materno denominada “ Agosto Dourado”, instituída a partir da Lei Estadual Nº 14.726, de 24 de agosto de 2015.
Amamentação em toda as situações
O evento se insere no calendário da Semana Mundial do Aleitamento Materno, de 1 a 7 de agosto de 2024, que terá como foco a amamentação em todas as situações, garantindo a sobrevivência, a saúde e o bem-estar. A temática deste ano destaca a necessidade de aumentar o apoio à amamentação, reduzindo as desigualdades que existem na sociedade, com atenção especial sobre a amamentação em tempos de emergências e crises.
A amamentação pode ser um fator de igualdade na nossa sociedade e esforços devem ser feitos para garantir que todos tenham apoio e oportunidade para amamentar. É fundamental que ninguém fique para trás, principalmente as mães vulneráveis que podem precisar de apoio adicional para a prática da amamentação.
Programação
A programação incluirá palestras com foco na inclusão da população LGBTQIA+ e população prisional. Também abordará palestras sobre manejo da amamentação com tecnologias leves, alergias alimentares e fórmulas infantis, manejos e desafios.
Uma mesa redonda será realizada sobre alimentação infantil nas situações de calamidades, com debate sobre o que aprendemos nas enchentes do RS. A transmissão será a partir das 8h45, pelo canal youtube CRN -2
Sobre aleitamento
O leite materno é o “padrão ouro” da alimentação. É o alimento mais completo para o bebê e tem tudo que ele precisa para se desenvolver de forma saudável até primeiros seis meses de vida. A partir desta idade, a orientação é para que o bebê continue mamando até os dois anos ou mais e seja introduzida a alimentação complementar saudável.
Crianças amamentadas têm menos alergias, infecções, diarreias, doenças respiratórias e otites, além de menores chances de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2.
Confira a programação