Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Aberta oficialmente primeira fase da vacinação bivalente contra a covid-19

Publicação:

-

Iniciada de forma antecipada no Rio Grande do Sul no último dia 14, começa oficialmente nesta segunda-feira (27) a primeira fase da vacinação com a dose bivalente contra a covid-19. Nesta etapa, o público prioritário é formado pelas pessoas de 70 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (abrigados e os trabalhadores dessas instituições), imunocomprometidos e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

A dose bivalente é uma versão atualizada da vacina usada na campanha de vacinação iniciada em 2021 (monovalente). Ela foi elaborada com base na variante original do coronavírus (o SARS-CoV-2) e na variante Ômicron, que é atualmente a de maior circulação. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única. A última dose recebida deve ter sido feita há, pelo menos, quatro meses.

O atendimento ao grupo prioritário da Fase 1 será feito de forma escalonada nos municípios, conforme a disponibilidade de doses em cada cidade. Até esse momento, a Secretaria Estadual da Saúde já distribuiu cerca de 355 mil doses. Novos repasses estão programados para as próximas semanas, conforme o envio de lotes pelo Ministério da Saúde. Ao todo, o público estimado para essa primeira etapa no Rio Grande do Sul é de 1,2 milhão de pessoas.

População estimada da Fase 1 - vacinação bivalente contra a covid-19

Pessoas com 70 anos ou mais: 1.019.941

Pessoas imunocomprometidas (a partir de 12 anos de idade): 103.559

Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (a partir de 12 anos): 50.801

Indígenas, ribeirinhos e quilombolas: 44.087

*totais das populações estimadas (incluindo as pessoas que neste momento não atendem os critérios para a vacinação, última dose a menos de quatro meses ou sem esquema primário completo)

Definição de indivíduos imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão:

- Pessoas transplantadas de órgãos sólidos ou de medula óssea
- Pessoas vivendo com HIV
- Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses maiores ou iguais a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais
- Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão
- Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias)
- Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise
- Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses
- Pessoas com neoplasias hematológicas

Secretaria da Saúde