Aberta 8ª Conferência Estadual de Saúde com mais de três mil participantes

Secretária Arita discursa segurando um microfone. No fundo, o cartaz do evento.
Secretária Arita Bergmann destacou a democracia participativa. - Foto: Divulgação/SES

Com a participação de mais de 3 mil pessoas, foi aberta nesta sexta-feira (24) a 8ª Conferência Estadual de Saúde. Realizado a cada quatro anos, o evento reúne convidados e delegados eleitos nas etapas municipais, que representam os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da área, gestores e prestadores de serviços. Eles vão avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde pública. A atividade acontece até domingo em Porto Alegre e é promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e Conselho Estadual de Saúde (CES).

Durante a solenidade de abertura, realizada no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, frisou a representatividade ali presente e o tamanho da conferência. “É o maior evento da democracia participativa pelo SUS do Estado”, destacou.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Claudio Augustin, apresentou alguns números que demonstram a grandeza do evento. Segundo ele, foram 406 conferências municipais de saúde, que encaminharam para a etapa estadual mais de 10 mil propostas. Essas foram condensadas em 206 itens, que agora serão discutidos pelos delegados. Por último, 20 delas serão escolhidas para serem enviadas para a Conferência Nacional de Saúde.

Também presente na abertura, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, falou da importância da paridade do evento, que distribui suas vagas entre usuários, trabalhadores, gestores e prestadores. “Apesar das divergências entre os diferentes segmentos, podemos ter uma unidade aberta ao diálogo e ao avanço na saúde pública”, disse.

A conferência tem como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. A programação continua no sábado (25), com a discussão em grupos de trabalho, que farão o debate e votação das diretrizes e propostas oriundas das etapas municipais. A reunião desses grupos será feita nas escolas estaduais Júlio de Castilhos e Protásio Alves. No domingo (26), a plenária final acontece novamente no Auditório Araújo Vianna pela manhã. Na oportunidade, também serão eleitos os 140 delegados que representarão o Rio Grande do Sul na Conferência Nacional de Saúde, que ocorre em Brasília, entre 4 e 7 de agosto.

A imagem mostra a plateia de pé no auditório.
Evento contou com mais de 3 mil inscritos de todo o RS. - Foto: Divulgação/SES