Estado assina convênio que garante funcionamento do Hemocentro de Santa Maria

De máscara, Secretária Arita assina um documento sentada atrás de uma mesa.
Secretária Arita assina convênio qualifica o funcionamento dos serviços do Hemocentro - Foto: Divulgação ACS/SES

Foi assinado nesta terça-feira (28) convênio que garante repasses de recursos e parceria para qualificar o funcionamento dos serviços do hemocentro de Santa Maria. O acordo viabiliza o pleno serviço do Hemocentro Regional de Santa Maria. Através do convênio, assinado pela secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann e o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Luciano Schuch, serão qualificados os procedimentos de hemoterapia e hematologia na macrorregião centro-oeste. O plano de trabalho estipula diversas ações em conjunto e o repasse de recurso financeiro de R$ 840 mil para compra de equipamento que estão listados no documento.

Segundo a secretária Arita Bergmann, a soma de esforços para que o Hemocentro potencializa o atendimento à população aliando ensino, pesquisa e assistência. “É um momento muito significativo pois nos anos de 2020 e 2021 formalizamos termos de cooperação e convênio com todas as sedes que possuem Hemocentros nas regiões do Estado, estruturando toda a rede de cooperação entre os entes”, lembra Arita ressaltando que o Hemocentro de Santa Maria completa o ciclo de reestruturação.

O reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Luciano Schuch, destacou que o Hemocentro tem papel fundamental na questão da saúde da região. “Essa parceria do Hospital Universitário e da Universidade Federal de Santa Maria junto com o Hemocentro é muito importante por dar continuidade a este serviço no município”, salientou.

Presente no encontro online, o secretário municipal de saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas, afirmou que o município é um ponto estratégico e referência, e o convênio é essencial por atender de forma estratégica a toda a região.

O convênio, que também conta com o apoio da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) deve ser publicado no Diário Oficial ainda nesta semana garantido o envio dos recursos para aquisição dos equipamentos.