Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

RS recebe novo lote de vacinas AstraZeneca; remessa da Pfizer virá em voo na noite desta segunda, dia 3

Publicação:

Funcionário da Polícia Federal observa três caixas com doses de vacinas na esteira.
Avião vindo de Guarulhos pousou no aeroporto de Porto Alegre pouco antes das 9h da manhã desta segunda (3/5) - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O Rio Grande do Sul recebeu, na manhã desta segunda-feira (3/5), mais 413.750 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz para avançar na vacinação das pessoas com comorbidades no Estado. As 32.760 da Pfizer/Biontech, previstas para chegarem no mesmo avião, que pousou antes das 9h, só chegarão em voo com aterrissagem prevista para as 19h45.

No início da manhã de sábado (1°/5), chegaram a Porto Alegre 22.800 doses da Coronavac/Butantan, que devem ser distribuídas com as 7.200 doses do mesmo fabricante enviadas durante a semana passada. Essas doses serão utilizadas para a segunda aplicação (D2) de quem já recebeu a primeira há 28 dias ou mais.

A definição sobre a distribuição das vacinas às coordenadorias regionais de saúde (CRS) será feita em reunião entre a Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), iniciada às 10h30 desta segunda (3).

51155181231 43bca86b30 kDefinição sobre a distribuição às coordenadorias regionais será feita em reunião entre Secretaria da Saúde e Cosems - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

“Com as novas doses da AstraZeneca, vamos conseguir avançar bastante nas comorbidades, chegando até a fase 2 desse grupo e vacinando mais da metade do público total estimado, que é de pouco mais de 1 milhão de pessoas no RS. Nossa expectativa é vacinar todas as comorbidades ainda em maio”, afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Na fase 2 das comorbidades, será aberta a vacinação para pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes e divididas por idade, assim como ocorre no grupo dos idosos.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Secretaria da Saúde