Pediatras debatem a regionalização dos partos com o secretário da Saúde do RS
Publicação:
O secretário da Saúde do RS, João Gabbardo dos Reis, será recebido pela diretoria da Sociedade de Pediatria do RS (SPRS) na quinta-feira (25/05), a partir das 18h, para tratar do projeto de regionalização dos partos no estado. O encontro ocorre em meio ao X Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, que acontece no Centro de Eventos da PUCRS.
O objetivo do secretário é apresentar aos médicos pediatras detalhes da proposta que está sendo construída pelo executivo estadual. A SPRS e os médicos querem ajudar a encontrar uma solução para o problema da falta de estrutura em cidades de pequeno porte, que não possuem condições adequadas para parto, em muitos casos não há a presença de médicos obstetras e pediatras plantonistas e tampouco UTI Neonatal.
Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, anualmente, são realizados 140 mil partos no Rio Grande do Sul. Desses, 7.873 ocorrem em hospitais de pequeno porte, 60% deles realizados por convênio. Com isso, a expectativa é de que cerca de 3.398 partos do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam transferidos para instituições regionais - o que equivale a nove partos por dia.
O X Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria ocorre entre os dias 25 e 27 de maio no Centro de Eventos da PUCRS.
Redação: Mariana da Rosa
Coordenação: Marcelo Matusiak