Painel da vacinação permite novo acompanhamento das doses em crianças e adolescentes por município
Publicação:
O painel da vacinação contra a covid-19 do Estado permite, a partir desta terça-feira (22/02), um acompanhamento mais completo do andamento da campanha no público das crianças de 5 a 11 anos e nos adolescentes de 12 a 17 anos. Agora, o site vacina.saude.rs.gov.br possui novas tabelas com os dados desses públicos específicos por município, com o número de doses aplicadas e quanto isso representa da população residente dessa faixa etária.
Salvador das Missões, na região Noroeste do Estado, aparece como o município mais avançado na vacinação das crianças, já tendo 95% do público dos 5 aos 11 anos com a primeira dose. São José do Inhacorá, Porto Vera Cruz, Carlos Gomes e Novo Xingu são outras cidades em destaque, todas com vacinação das crianças com 75% ou mais de cobertura até esta terça-feira (22/02).
Esses dados são os que já aparecem registrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). Muitas cidades ainda não fizeram a digitação das doses aplicadas no último sábado (19/02), durante o Dia C de vacinação das crianças. Ao todo, foram mais de 72 mil doses aplicadas naquele dia em todo o RS. Somadas as doses que já aparecem na página da SES com essas do sábado, que ainda não constam ali, já são cerca de 390 mil crianças de 5 a 11 anos vacinadas com a primeira dose, que representam 40% do total da população estimada desta faixa.
Vacinação dos adolescentes
Os jovens dos 12 aos 17 anos passam também a contar com uma tabela separada para o acompanhamento por município. Por meio do painel, é possível hoje observar que 51 cidades do Estado já vacinaram com duas doses mais de 100% do público dessa faixa etária. Outros 123 municípios já estão com esse índice de vacinação completa acima dos 80%. Ao todo, o RS tem 88% dos jovens com a primeira dose e 61% com o esquema de duas doses realizado.
Estimativas populacionais
Os dados da população por município e idades são estimativas a partir do disponibilizado pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), em datasus.saude.gov.br/populacao-residente. Esse sistema usa como base as projeções populacionais do IBGE, tendo como referência o ano de 2020.
O número de residentes por município só é fornecido em faixas com intervalo de cinco em cinco anos. Por isso, para a estimativa da população de 5 a 11 anos o cálculo é feito com o número estimado para a faixa de 5 a 9 anos mais dois terços da faixa de 10 a 14 anos. Da mesma forma, a estimativa para os adolescentes de 12 a 17 anos é feita com a somatória de três quintos da faixa de 10 a 14 anos e três quintos da faixa de 15 a 19 anos.