Laboratórios de fronteira agora fazem parte da Rede Estadual
Publicação:
Os três laboratórios da região de fronteira com o Uruguai e Argentina agora fazem parte da Rede Estadual de Laboratórios. Em março, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) aprovou a incorporação do Laboratório de Santana do Livramento. Em setembro do ano passado, a CIB já havia aprovado a entrada dos laboratórios de São Borja e Uruguaiana na rede.
Desde 2001, o Programa de Reestruturação do Sistema Nacional de Laboratórios prevê o fortalecimento dos laboratórios de fronteira, que têm gestão compartilhada entre União, Estado e municípios. Com as habilitações, o Rio Grande do Sul é o primeiro Estado a legitimar a gestão através da CIB.
“O benefício é enorme, pois até então o Estado pouco agia como gestor”, explicou a coordenadora dos Laboratórios Regionais do Estado, do Laboratório Central do Estado (Lacen), Loeci Natalina Timm, acrescentando que várias tratativas foram realizadas com o Ministério da Saúde e municípios até a CIB.
“Era importante o Estado regularizar a gestã de forma documentada para implementar ações em conjunto com os municípios de fronteira. A população terá infraestrutura laboratorial ampliada através de diagnósticos que serão descentralizados”.
A primeira descentralização do diagnóstico de Covid-19 ocorrerá em Uruguaiana, por onde passam turistas e transportadores internacionais com destino ao Uruguai e Argentina.
De acordo com a necessidade técnica, os servidores municipais dos Laboratórios de Fronteira (Lafrons) receberão treinamento prático e teórico oferecido pelo Estado. O primeiro ocorreu nos dias 14 e 15 de fevereiro, com a qualificação de dois técnicos de Uruguaiana.