Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Técnicos da SES explicam trabalho da vigilância ambiental no Conselho Estadual de Saúde

Publicação:

Lúcia fala de pé, segurando o microfone. Á sua volta, pessoas, sentadas atrás de mesas, assistem atentas.
Lúcia Mardini apresentou o trabalho da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, em reunião do Conselho Estadual da Saúde. - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

Técnicos da Secretaria da Saúde (SES) participaram de encontro para explicar o trabalho realizado pela vigilância em saúde, especialmente em na área ambiental, que tem foco na prevenção e promoção da saúde. O tema foi tratado em reunião extraordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES) – a instância de controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) –, nesta quinta-feira (18). A SES esteve representada pelas diretoras do Departamento de Ações em Saúde (DAS), Ana Costa, e do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Rosângela Sobieszczanski.

A chefe da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, Lúcia Mardini, explicou que o objetivo da vigilância ambiental é preservar a saúde, por meio de monitoramento e controle de problemas decorrentes do desequilíbrio do meio ambiente. “Mais de 60% dos agravos à saúde e das doenças estão relacionados ao meio ambiente”, disse Lúcia. Ela apresentou o programa Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Atmosféricos (Vigiar), que tem por objetivo identificar as áreas de riscos, prever as possíveis consequências, monitorar o aparecimento de doenças decorrentes da poluição do ar e informar a população sobre a qualidade do ar por meio de um boletim semanal.

O engenheiro químico da SES Luciano Zini apresentou o trabalho realizado pelo programa Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua). Ele disse que o Rio Grande do Sul é o único Estado brasileiro que possui parâmetros de análise de agrotóxicos na água para consumo humano além dos obrigatórios em lei federal. “Estamos participando da revisão do padrão nacional de potabilidade da água”, explicou Luciano.

O Conselho
Representantes da sociedade civil de diversas áreas e interesses formam o Conselho para debater e fiscalizar a execução das políticas de saúde. Nesta última reunião, os assuntos em pauta foram o projeto de mina de carvão mineral, areia e cascalho entre os municípios de Eldorado do Sul e Charqueadas e o uso de agrotóxicos na agricultura.

A diretora Ana Costa se mostrou disposta a escutar a sociedade e as propostas de novas políticas públicas, tendo colocado a secretaria à disposição para o debate. “Esses assuntos são de relevância intersetorial, por isso devem ser discutidos por diversos segmentos da sociedade”, reforçou a diretora do Cevs, Rosângela Sobieszczanski.

Secretaria da Saúde