Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Sete em cada dez gaúchos já receberam a segunda dose da vacina contra a covid

Publicação:

Um profissional de saúde vacina um homem que está sentado no carro.
Nesta quinta-feira, sete em cada dez gaúchos atingiram o esquema vacinal completo - Foto: Divulgação/SES

Sete em cada dez gaúchos já completaram, até esta quinta-feira (9), a imunização contra a covid-19. Segundo o Painel de Acompanhamento Vacinal da Secretaria da Saúde, 70% da população em geral no Estado recebeu a segunda dose da vacina. Os números correspondem a 87% da população adulta e 82% da população vacinável, que inclui os adolescentes.

Apesar do número de adultos vacinados com a primeira dose chegar a 95,7% e se manter acima daqueles com o esquema vacinal completo, a distância entre os dois grupos foi reduzida. Em 9 de novembro, eram 95,1% de gaúchos com a dose inicial contra 82,8% com a segunda. Em um mês, a diferença entre os dois grupos caiu de 12,3% para 8,7%.

Nas últimas semanas, a Secretaria da Saúde (SES) junto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) do Rio Grande do Sul apoiou estratégias para incentivar as pessoas que ainda não haviam recebido a segunda dose a se vacinar. O esforço incluiu uma sondagem entre os municípios para conhecer sugestões de como incrementar a imunização e a oferta da vacina em locais e horários alternativos.

"Quando a pandemia melhora, as pessoas relaxam, acham que não precisa, esquecem", explicou a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa. "Estamos em busca de todos que estão com atraso, fornecemos regularmente aos municípios a lista de todo mundo que está com atraso, o que facilita a busca ativa. Precisamos estar focados nas pessoas com maior risco de morrer, que são os adultos que ainda não tomaram segunda dose e os idosos e imunossuprimidos que não tomaram o reforço. São eles que estão nos hospitais".

Levantamento da Secretaria da Saúde, em novembro, mostrou que 92% dos óbitos por covid no Estado na faixa etária até 39 anos ocorreram com pessoas sem o esquema vacinal completo. Entre idosos, 99% das mortes por Covid-19 foram de pessoas sem a vacinação de reforço. Os dados servem de alerta para que a população continue buscando o esquema básico de duas doses e para que as pessoas acima de 60 anos busquem a terceira dose.

Entre os adolescentes, 1ª dose chega a 81,8%

Já entre os jovens entre 12 e 17, são 30,7% de vacinados com a segunda dose. O grupo foi o último a começar a ser imunizado, com os adolescentes com alguma comorbidade tendo recebido a primeira dose em julho e os demais, a partir de setembro. Isso faz com que seus percentuais sejam mais baixos do que entre a população em geral. No caso da primeira dose, são 81,8% de vacinados.

Secretaria da Saúde