SES recebe associações para tratar de acessibilidade e distribuição de medicamentos

Sete pessoas sentadas à mesa, conversando.
Secretária Arita conversa com associações de pessoas com deficiência e de pessoas com doenças raras. - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, recebeu na tarde desta terça-feira (18) representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (Comdepa) e da Associação Gaúcha de Doenças Inflamatórias Intestinais (Agadii), acompanhados pelos deputados estaduais Sofia Cavedon e Valdeci Oliveira.

A reunião teve por objetivo encontrar soluções para as dificuldades dessa parcela da população. A acessibilidade na Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado, localizada no centro de Porto Alegre, foi um dos temas da pauta. A Secretaria da Saúde (SES) está realizando um estudo, por intermédio de uma empresa, para a colocação de uma rampa de acesso ao prédio, que é histórico e tombado. A ideia é reproduzir o acesso nos mesmos moldes do que foi implantado no Sanatório Partenon, outro prédio pertencente ao Estado.

Outro assunto tratado foram problemas pontuais de entrega de medicamentos especiais de responsabilidade do Estado. Para melhorar o fluxo de comunicação entre as entidades e a gestão estadual, foi aberto um canal de diálogo constante diretamente com o Departamento de Assistência Farmacêutica da SES. “Temos como princípio da gestão comprar melhor e agilizar a distribuição dos medicamentos e insumos. Para isso, precisamos vencer entraves burocráticos. Devemos lembrar que por trás de cada medicamento que entregamos existe uma pessoa com toda a sua história”, disse a secretária Arita.

Ficou também acertado uma nova reunião dessas associações com a participação do setor de regulação da SES, para a busca de alternativas que tragam um aumento na oferta de consultas especializadas em doenças raras, como genética.