Serviços de saúde do Vale do Caí são discutidos na SES

Um homem fala de pé,ao lado de um telão. Várias pessoas,sentadas em roda, observam.
Reunião de secretários de saúde e diretores da SES - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

Os diretores da Secretaria da Saúde (SES) do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA), Lisiane Fagundes, e do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, se reuniram nesta quinta-feira (11) com secretários de saúde dos municípios de Canoas, Pareci Novo, Montenegro, São Pedro da Serra e Tupandi. No encontro foi debatida a possibilidade transformar Montenegro em referência no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em alta e média complexidade dos municípios do Vale do Caí.

Hoje os serviços de cardiologia, neurocirurgia e traumatologia/ortopedia são prestados pelos hospitais Universitário e Nossa Senhora das Graças, em Canoas. Novos fluxos de trabalho foram organizados para atender a demanda reprimida do Vale do Caí nessas especialidades. Ficou acordado ainda que a troca de referência deve ser primeiro definida na instância da Comissão Intergestores Regional (CIR).

Também estiveram presentes na reunião integrantes da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), da qual as cidades fazem parte, e a diretoria do Hospital Universitário de Canoas.