Secretária se reúne com gestores da saúde de Rio Grande

Secretária Arita está de pé, falando. Algumas pessoas (homens e mulheres), sentadas em torno de uma mesa vermelha, ouvem a sua fala.
Encontro com gestores em Rio Grande - Foto: Marília Bissigo

Em visita a Rio Grande nesta segunda-feira (15), a secretária da Saúde, Arita Bergmann, esteve nos dois hospitais da cidade e na Secretaria Municipal de Saúde. Primeiro, ela se reuniu com a superintendência do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr., da Universidade Federal de Rio Grande (Furg). O objetivo foi alinhar detalhes do novo contrato da instituição com a gestão estadual, que será efetuado com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), gestora dos hospitais universitários.
A expectativa é que o contrato contemple serviços que a região mais precisa, como traumatologia, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, pediátrica e adulta e ambulatório para gestantes de alto risco.
Na Secretaria Municipal de Saúde, a secretária foi conhecer o trabalho realizado na Atenção Primária com os idosos, por meio de cuidados integrais e paliativos. A ideia é levar o mesmo modelo de trabalho - premiado no Brasil e no exterior - para a criação de políticas públicas no nível estadual. "Queremos ter um posto de saúde forte, que possa oferecer um cuidado integral do idoso e monitorar sua saúde, para que se resolva o problema antes que seja preciso procurar a emergência", explicou a secretária Arita. Ela também conheceu formas de aplicar as Práticas Integrativas e Complementares (Pics) para o cuidado dos idosos.
Arita visitou, ainda, a Santa Casa de Rio Grande, onde conheceu a nova gestão da instituição e tratou do contrato do hospital com o Estado. "Vale a pena investir aqui por causa da equipe de excelência que o hospital possui e também porque a população carece de serviços mais perto de onde moram. Queremos uma Santa Casa forte", falou a secretária.

Por Marília Bissigo