Secretaria reúne coordenadores regionais para qualificar a gestão da Saúde

Secretária Arita de pé, falando. Várias pessoas sentadas de frente para ela, na plateia.
Secretária Arita falou aos Coordenadores Regionais durante encontro, nesta quinta-feira (23). - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, coordenou nesta quarta-feira (22) o encontro sobre o alinhamento da gestão de saúde no Rio Grande do Sul, com os representantes das 19 Coordenadorias Regionais de Saúde.

O evento, que segue até esta quinta-feira (23), está sendo realizado no auditório da Escola de Saúde Pública (ESP), em Porto Alegre.
Para um público formado por diretores da Secretaria da Saúde (SES) e coordenadores de saúde, a secretária Arita salientou que a gestão tem de ser comprometida com a sociedade. “Temos que desenvolver uma gestão oriunda de um planejamento que valorize o saber dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou.
Na abertura, foi apresentado um vídeo do governador Eduardo Leite saudando os presentes e falando sobre as perspectivas do governo para este ano. Em seguida, a secretária reforçou tópicos da fala do governador, citando que este é um governo de evolução, que mantém as boas práticas, mas as melhora e evolui. Também reforçou que 2019 foi um ano de semeadura e que espera boas colheitas para 2020. Ela enfatizou a importância do diálogo e da negociação. “Somos um governo que conversa com as instituições para construir soluções conjuntas, estamos aqui para construir alternativas viáveis com hospitais e municípios”, revelou.

A secretária-adjunta Aglaé Regina da Silva ressaltou para os coordenadores regionais de saúde a importância de “estarmos todos na mesma linha de conduta, pois somos partícipes do mesmo governo”. Ela afirmou que é necessária a troca de ideias para que, no decorrer de 2020, tenhamos uma atenção à saúde cada vez mais segura para a população.

A estratégia de trabalho do encontro segue uma metodologia que reúne seis grupos de trabalho organizados por macrorregionais (Metropolitana, Centro-oeste, Serra e Sul, Missioneira, Norte e Vales). Estes grupos, abordarão quatro temas diferenciados. Nos segundo dia serão apresentados os relatórios com propostas de soluções para qualificação da saúde no Rio Grande do Sul.

Por Neusa Jerusalém