Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Secretaria da Saúde e municípios do Litoral viabilizam abertura de dez leitos de UTI em Osório

Publicação:

Secretária Arita e participantes da reunião olham para o telão que está projetado a sua frente, onde está passando a live.

A Secretaria da Saúde (SES) emprestará ao Hospital São Vicente de Paulo, em Osório, equipamentos para a abertura de mais dez leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto no reforço ao combate à pandemia da Covid-19. A oferta do serviço ocorrerá por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A estratégia é necessária em vista da aproximação da temporada de veraneio e dos altos índices de ocupação de leitos já em funcionamento no Litoral Norte. O anúncio foi realizado pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, em webconferência com prefeitos e gestores hospitalares da região, na tarde desta terça-feira (24).

Serão cedidos temporariamente 20 bombas de infusão, dez respiradores de beira de leito e dez monitores. Um esforço conjunto entre os municípios do Litoral Norte garantirá os recursos para as reformas do hospital, e o governo do Estado assumirá o custeio dos serviços até que os leitos sejam habilitados para receber verbas federais.

“Estamos todos fazendo nossa parte para garantir que nenhum cidadão fique sem acesso à assistência médica durante o verão, caso seja necessário em consequência da Covid-19 ou qualquer outro motivo”, afirmou Arita.

O diretor do hospital, Marco Aurélio Pereira, disse que ainda há margem para a abertura de mais dez leitos clínicos de retaguarda na instituição, aumentando a oferta assistencial aos veranistas. “Queremos abrir esses novos leitos o mais breve possível”, ressaltou.

A assistência hospitalar do Litoral Norte conta com hospitais nos municípios de Capão da Canoa, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Torres e Tramandaí, além das unidades básicas de saúde e unidades de pronto atendimento.

Operação RS Verão Total 2020/2021
O governo destinou R$ 6 milhões aos municípios onde aumenta o fluxo populacional durante o verão, ao receberem turistas, como no Litoral, na Serra e na Fronteira. Os recursos serão destinados ao reforço das ações de prevenção ao contágio do coronavírus e aos serviços de saúde nas unidades básicas, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e em hospitais.

Além disso, a Portaria 728/2020, da Secretaria da Saúde, disponibiliza dois respiradores para cada um dos seis hospitais dos litorais Norte e Sul, totalizando 12 equipamentos. Também estabelece que cinco ambulâncias serão deslocadas para o Litoral Norte, que recebe o maior fluxo entre todas as regiões.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Secretaria da Saúde