Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Secretaria da Saúde divulga nota técnica com orientações sobre manejo de casos suspeitos de contaminação pelo vírus Ebola

O documento trata de procedimentos de detecção precoce, notificação, investigação epidemiológica e controle de infecção

Publicação:

A imagem apresenta um fundo branco com o texto "VIGILÂNCIA EM SAÚDE", acompanhado por ícones de frascos de laboratório. No canto inferior direito, estão os logotipos da Secretaria da Saúde e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, junto à frase "O futuro nos une."

A Secretaria da Saúde (SES) divulgou, nesta quarta-feira (3/6), uma nota técnica para orientar os serviços de saúde do RS quanto aos procedimentos de detecção precoce, notificação, investigação epidemiológica e controle de infecção frente à suspeita de doença pelo vírus Ebola, se houver. 

"Não temos mais nenhum caso suspeito em investigação no país, mas temos de monitorar a situação para mitigar os riscos e padronizar as ações de saúde e para que possamos responder de forma coordenada e ágil", explica o diretor-adjunto do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Marcelo Vallandro. 

Uma das orientações da nota técnica da SES é que os serviços de saúde, se identificarem um caso suspeito, devem comunicar imediatamente a vigilância epidemiológica municipal, que, por sua vez, será responsável por articular ações junto à vigilância epidemiológica estadual para organizar o manejo do paciente. 

Além disso, o paciente deve ser imediatamente isolado em sala privativa e deve ser restringido ao máximo o acesso da equipe assistencial ao ambiente de isolamento até a chegada do Samu para a transferência ao hospital de referência.

Secretaria da Saúde