Secretaria da Saúde divulga nota técnica com orientações sobre manejo de casos suspeitos de contaminação pelo vírus Ebola
O documento trata de procedimentos de detecção precoce, notificação, investigação epidemiológica e controle de infecção
Publicação:
A Secretaria da Saúde (SES) divulgou, nesta quarta-feira (3/6), uma nota técnica para orientar os serviços de saúde do RS quanto aos procedimentos de detecção precoce, notificação, investigação epidemiológica e controle de infecção frente à suspeita de doença pelo vírus Ebola, se houver.
"Não temos mais nenhum caso suspeito em investigação no país, mas temos de monitorar a situação para mitigar os riscos e padronizar as ações de saúde e para que possamos responder de forma coordenada e ágil", explica o diretor-adjunto do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Marcelo Vallandro.
Uma das orientações da nota técnica da SES é que os serviços de saúde, se identificarem um caso suspeito, devem comunicar imediatamente a vigilância epidemiológica municipal, que, por sua vez, será responsável por articular ações junto à vigilância epidemiológica estadual para organizar o manejo do paciente.
Além disso, o paciente deve ser imediatamente isolado em sala privativa e deve ser restringido ao máximo o acesso da equipe assistencial ao ambiente de isolamento até a chegada do Samu para a transferência ao hospital de referência.