Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Secretária da Saúde apresenta panorama sobre o novo coronavírus ao controle social

Publicação:

Secretária Arita está falando ao microfone. Ao lado dela, quatro homens. Todos estão sentados.
Arita fez um relato geral sobre a situação epidemiológica do RS - Foto: Neusa Jerusalém

Um panorama da situação epidemiológica do sarampo, dengue e novo coronavírus no Rio Grande do Sul foi apresentado pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, na 3ª plenária ordinária do Conselho Estadual Saúde (CES). A reunião foi realizada nesta quinta-feira (5), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.

Sobre a questão do novo coronavírus, a secretária alertou para o perigo das informações falsas que geram pânico na população. “Temos que nos guiar pelas fontes oficiais como o Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde (SES), que divulgam boletins diários com o número de casos suspeitos, descartados e excluídos” orientou.

Ao fazer um resgate do trabalho da SES no controle do novo coronavírus, Arita informou que em janeiro deste ano foi implantado o Centro de Operações de Emergências (COE), que elaborou um Plano de Contingência Estadual para enfrentar a disseminação do vírus em diversas etapas. Este plano prevê o escalonamento das diversas situações possíveis em que o vírus pode afetar a sociedade. “Hoje no Brasil estamos em alerta máximo, mas no Estado estamos na primeira fase, por isso a ênfase é no cuidado dos casos suspeitos na Atenção Primária”, afirmou.

Ela ressaltou que é importante que as pessoas com sintomas gripais e que tenham vindo dos locais indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sejam orientadas a não irem para as emergências dos hospitais e sim para as unidades de saúde de referência e, se confirmado o Covid- 19, o paciente seja colocado em quarentena domiciliar. Em casos mais graves, leitos de retaguarda referenciados estão sendo organizados na rede hospitalar.

Quanto ao sarampo, Arita salientou aos conselheiros a importância da imunização, lembrando que a campanha de vacinação vai até o dia 13 de março. Também disse que é muito preocupante a grande incidência de casos de dengue, principalmente nas regiões Metropolitana e Noroeste. “A presença de focos de Aedes aegypti em 377 municípios mostram que é preciso que a população cuide do ambiente. É responsabilidade de cada cidadão e cidadã cuidar da sua casa, do seu pátio, do seu domicílio”, afirmou.

Secretaria da Saúde