Saúde na Escola é abordada em seminário no CAFF

Diretor Elson Farias, de pé atrás de uma mesa, fala com o público presente no seminário. Ao seu lado, três mulheres (uma de pé e duas mulheres).
Seminário promove ações integradas em saúde e educação - Foto: Marília Bissigo/SES

Coordenadores regionais das secretarias da Saúde e da Educação estarão reunidos até amanhã (7), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre, para o Seminário Estadual Qualificando a Gestão do Programa Saúde na Escola.

O evento, que conta com apoio dos Ministérios da Saúde e Educação, tem por objetivo proporcionar aos participantes um modelo de trabalho para ser multiplicado junto aos municípios. Na abertura, hoje (6), o diretor do Departamento de Ações em Saúde, Elson Farias, representando o secretário estadual da Saúde, Francisco Paz, falou do desafio que é fazer um trabalho intersetorial, principalmente envolvendo duas áreas importantes, um trabalho que ultrapassa o término de uma gestão específica. O secretário estadual da Educação, Ronald Krummenauer, enfatizou a busca por parcerias para a construção de soluções conjuntas.

A programação inclui palestras sobre as ações realizadas pelo programa como situação vacinal, prevenção ao uso de álcool, tabaco e drogas, promoção da cultura de paz, infecções sexualmente transmissíveis, alimentação saudável, saúde bucal, ocular e auditiva, entre outros tópicos.

O Programa Saúde na Escola promove ações integrais, de Educação e Saúde, voltadas a crianças, adolescentes, jovens e adultos nos diferentes níveis da rede de ensino público (Creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Abrange 3.500 instituições de ensino no Rio Grande do Sul e 800 mil alunos, inclusive escolas indígenas e escolas técnicas agrícolas rurais.