Santa Casa de Uruguaiana, que passa por processo de reestruturação, recebe apoio técnico do governo do Estado
Integrantes da Secretaria da Saúde conheceram o cenário atual da instituição em visita realizada nesta sexta-feira (10/10)
Publicação:
Dando continuidade à agenda de visitas técnicas na Fronteira Oeste do Estado, a diretora de Gestão da Atenção Especializada da Secretaria da Saúde (SES) e a equipe técnica que a acompanha se reuniram com representantes da Santa Casa de Uruguaiana e o vice-prefeito Telson dos Reis. O objetivo foi avaliar a situação atual e identificar as principais necessidades do hospital, que estava sob intervenção do município desde 4 de janeiro de 2019.
Em 1º de setembro, a diretoria ligada à associação mantenedora do hospital foi afastada. Para gerir a instituição foi contratado um gestor administrativo que, desde então, junto com a equipe técnica, tem feito um trabalho de diagnóstico dos problemas e buscado o saneamento das contas. A Santa Casa possui dívidas acumuladas ao longo dos anos que têm comprometido o funcionamento dos serviços.
Lisiane destacou a importância do trabalho de apoio técnico que o governo do Estado está oferecendo ao hospital. “A Santa Casa é um hospital fundamental para a rede de saúde na Fronteira Oeste. Por isso é preciso encontrar soluções para os problemas que têm afetado a instituição. Já vivemos situações semelhantes em outros locais do Estado e podemos dizer que alternativas existem e elas podem ser implementadas”, afirmou.
A diretora do DGAE apresentou algumas alternativas e ressaltou que a nova gestão deve concluir o quanto antes o diagnóstico das contas do hospital e definir um plano para o pagamento das dívidas. “É preciso tomar uma decisão sobre os rumos da Santa. O governo do Estado está aqui para ajudar e dar todo apoio possível. Pensar numa solução definitiva é bom para todos, traz segurança para o município e principalmente para a população, que continuará a contar com os serviços”, acrescentou.
Após reunião, Lisiane e a equipe técnica, formada pelas servidoras, Caroline Bello e Rejane Cervieri – além da coordenadora Haraceli Fontoura, da coordenadora-adjunta Andrea Carneiro e da técnica Cátia Leal da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde – visitaram o hospital, acompanhadas pelo gestor administrativo da Santa Casa, Dionathan Nicorena. O objetivo foi avaliar as estruturas e as condições dos diversos setores e identificar pontos de atenção que necessitam passar por melhorias.
Ficou acertado que haverá uma nova reunião na próxima semana para que X pendências de convênios com o Estado sejam solucionadas. Também foi solicitado à equipe da Santa Casa uma definição de prioridades para futuras janelas de investimento em reformas e melhorias. Também haverá, na sequência, uma readequação dos contratos de prestação de serviços firmados com o governo estadual.
Visitas técnicas
Na quinta-feira (9/10), a equipe da SES visitou a Santa Casa de São Gabriel, que está sob intervenção do município, participou de uma reunião e conheceu as dependências da instituição. Na sequência, serão produzidos relatórios das duas visitas, nos quais serão indicados os pontos de atenção nos dois os hospitais e as ações que devem ser implementadas. Com base nos relatórios, a SES poderá monitorar o avanço das melhorias e das correções necessárias.
Texto: Rodrigo Toledo França/Ascom SES