Rio Grande do Sul recebe nova remessa de 441.550 vacinas contra a Covid-19 nesta sexta-feira (16/4)

A Secretária Arita e mais cinco homens (duas mulheres e três homens) assistem a live que está projetada no telão a frente. Todos estão sentados atrás de uma mesa em formato de U.

Às 6h5min desta sexta-feira (16/4), chega a Porto Alegre nova remessa de 441.550 doses de vacinas contra a Covid-19. Serão 173.800 da Coronavac, do Instituto Butantan, e 267.750 da AstraZeneca, da Fiocruz. O grupo a ser vacinado com essas doses será composto de:

- Segunda aplicação de Coronavac de 65% das pessoas que se vacinaram com a remessa recebida em 20 de março (28 dias após a primeira aplicação - demais 35% já haviam sido distribuídos na remessa anterior, completando a segunda dose desse público);

- Segunda aplicação de AstraZeneca de 50% das pessoas que se vacinaram com a remessa recebida em 24 de janeiro (12 semanas após a primeira aplicação);

- Completar a vacinação dos idosos de 63 anos (completar 100%);

- Avançar a vacinação da faixa etária de 90% da população com 62 anos.

A população-alvo deste novo lote que chegará ao Estado foi pactuada em reunião entre Secretaria da Saúde (SES) e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). “Já podemos detectar sinais de que a vacinação e as restrições do Distanciamento Controlado estão funcionando para baixar os índices da pandemia no Estado. Houve uma diminuição, embora lenta e preocupante, do número de casos registrados, internações e na média móvel de óbitos”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

No Estado, até esta quinta-feira (15/4), já foram aplicadas e registradas 2,3 milhões de vacinas, entre primeira e segunda doses. 460 mil pessoas já completaram o esquema vacinal, com as duas aplicações necessárias de acordo com as fabricantes. Entre os grupos prioritários que já se vacinaram ou estão se vacinando estão os trabalhadores de saúde, idosos, pessoas com deficiência institucionalizadas ou acamadas, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e forças de salvamento e segurança. Assim que for finalizada a vacinação dos idosos, começarão a ser imunizadas as pessoas com alguma comorbidade (obesidade, hipertensão, cardiopatias, diabetes e outras).

Assim que chegarem ao Estado, as vacinas são levadas à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na capital. Lá, elas são separadas e, em seguida, entregues às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) em até 48 horas, com apoio logístico da Brigada Militar e da Polícia Civil.