Residentes da Escola de Saúde Pública apresentam estratégias de gestão na Atenção Básica

Uma pessoa de pé, apresentando um trabalho, e outras pessoas sentadas no público.Todas são mulheres e olham para o telão que está a sua frente.
Residentes da Escola de Saúde Pública apresentaram trabalhos sobre Atenção Básica - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

Sete residentes da Residência Integrada em Saúde, da Escola de Saúde Pública (ESP), apresentaram, nesta segunda-feira (29), o resultado dos trabalhos realizados nos dois meses em que estiveram em atividade na coordenação da Atenção Básica da Secretaria da Saúde (SES). A coordenadora da Política de Alimentação e Nutrição (PAN), Maísa Beltrame Pedroso, explicou que cada um dos residentes tinha o desafio de desenvolver um produto para facilitar a gestão pública do Departamento de Ações em Saúde (DAS), com tema fortalecimento da Atenção Básica. “Os trabalhos devem ser interdisciplinares, e não ficar restrito a apenas uma competência. O serviço também é lugar de formação profissional”, disse Maísa.

Os residentes são de áreas como assistência social, nutrição, enfermagem e odontologia. A cada dois meses, a residência proporciona atividades nos programas de atenção básica, dermatologia sanitária, saúde mental coletiva e vigilância em saúde. Apenas no DAS, há 14 preceptores.

Os trabalhos apresentados hoje tiveram os temas: instrumento de acompanhamento de crianças com alterações de crescimento e desenvolvimento relacionadas à infecção por Zika Vírus; Pré-Natal do parceiro no âmbito do SUS; promoção do envelhecimento saudável; introdução da alimentação complementar adequada; análise dos planos de trabalho de IST/HIV/Aids e hepatites virais; inserção das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) em grupos de cessação do tabagismo; e nota técnica sobre autocuidado apoiado nas doenças crônicas.