Representantes da Secretaria da Saúde participam de agenda do Ministério da Saúde em Canoas
No ato, que contou com a presença do ministro da Saúde, foi entregue um tomógrafo para o Hospital Universitário
Publicação:
A Secretaria da Saúde (SES) – representada pela diretora-geral adjunta da pasta, Claudia Daniel e pela diretora do Departamento de Regulação Estadual, Suelen Arduin– participou, nesta sexta-feira (8/5), da agenda oficial do Ministério da Saúde em Canoas, na Região Metropolitana. As atividades contaram com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Em Canoas, a programação ocorreu no Hospital Universitário de Canoas (HU), onde foram realizadas entregas no âmbito do Novo PAC Saúde. Entre os equipamentos entregues estão um novo tomógrafo para o hospital, micro-ônibus destinados ao transporte sanitário de pacientes, unidades odontológicas móveis e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192).
O sistema de saúde do município foi muito impactado pelas enchentes de 2024. Desde então, o governo do Estado tem garantido suporte ao município para que haja continuidade da assistência hospitalar. Desde os eventos daquele ano, que deixou o Hospital de Pronto Socorro (HPS) totalmente inoperante, o Estado adotou medidas excepcionais de financiamento para preservar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Suporte do governo estadual à rede de saúde de Canoas
Mesmo com o HPS fora de operação, o Estado manteve integralmente os repasses do Programa Assistir ao Fundo Municipal de Saúde (FMS) de Canoas até junho de 2025. O valor mensal de R$ 2,51 milhões foi repassado por 14 meses, totalizando R$ 35,24 milhões, garantindo suporte financeiro durante o período de maior vulnerabilidade da rede hospitalar.
Como resposta à necessidade de reorganização da rede assistencial, a SES publicou, em 14 de novembro de 2025, a Portaria 1.196/2025, que destinou recurso emergencial mensal de R$ 1,57 milhão ao Hospital Nossa Senhora das Graças, com vigência a partir de outubro de 2025. O recurso assegurou a continuidade do atendimento à população enquanto o HPS segue sem condições de funcionamento.
Esse valor emergencial se soma à parcela mensal do Assistir referente aos serviços já habilitados no Hospital Nossa Senhora das Graças, no montante de R$ 1,08 milhão, resultando em um repasse mensal total de R$ 2,65 milhões. No acumulado anual, o investimento estadual alcança R$ 31,92 milhões, reforçando o compromisso do Estado com a manutenção dos serviços de saúde em Canoas.
Além disso, a rede assistencial do município conta atualmente com nove ambulatórios de especialidades em funcionamento no HU, que representam um investimento de R$ 9,57 milhões por ano, e outros três ambulatórios no Nossa Senhora das Graças, que recebem repasse anual de R$ 2,75 milhões. Esses serviços têm papel fundamental na absorção da demanda de média complexidade e na organização do fluxo assistencial do SUS no município.
O Estado ainda avalia a possibilidade de habilitar leitos para síndrome respiratória aguda grave no HU durante o período de inverno, bem como a implantação de novos serviços estratégicos do SUS Gaúcho na unidade. A iniciativa pode representar uma ampliação de aproximadamente R$ 1 milhão por mês nos repasses estaduais.
Todas essas ações demonstram a atuação contínua e articulada do governo do Estado para garantir financiamento, reorganizar a rede e ampliar a capacidade assistencial do município de Canoas, assegurando o atendimento à população eu um cenário marcado pelas consequências do desastre meteorológico e da interrupção de serviços estratégicos.