Região Central terá mais 25 leitos clínicos para atendimento de Covid-19

Um card cinza com a mensagem "Governo no combate ao coronavírus".

O Estado vai contar com mais 25 leitos clínicos, nos maiores hospitais da Região Central, de Santa Maria, 15 no Hospital Regional e 10 no Hospital Universitário. A iniciativa faz parte das medidas de ampliação imediata dos leitos clínicos no Rio Grande do Sul devido ao aumento em das internações de pacientes com Covid-19. Para a implementação desse 25 leitos clínicos, a Secretaria da Saúde do Estado (SES) está repassando insumos e camas.

“A internação de pacientes que estão se recuperando da fase aguda do Covid-19 em leitos clínicos libera vagas de UTI para os casos mais graves que estão chegando”, afirmou a secretária da Saúde do Estado Arita Bergmann, durante reunião realizada nesta quarta-feira (3/3) com prefeitos da região. Estavam presentes o prefeito Jorge Pozzobom, de Santa Maria, prefeito Jocelvio Gonçalves Cardoso, de Formigueiro e prefeito Paulo Ricardo Salerno, de Restinga Seca, presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Centro do Estado (CIRC).

“Mais uma vez, aparece a força da parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Santa Maria, assim como tem ocorrido durante toda a pandemia” frisou o prefeito Jorge Pozzobon. “Viemos em busca de auxílio para os nossos hospitais e fomos muito bem recebidos pela secretária Arita e demais representantes do governo, que são solidários às demandas dos municípios e estão trabalhando dia e noite para combater a Covid-19 no Rio Grande do Sul”, completou.

Com relação ao contexto da bandeira preta no RS, Arita ressaltou que “o mais importante neste momento é estancar a velocidade da transmissão do vírus, temos que mostrar para a população o quanto é necessário seguir os protocolos sanitários e manter o distanciamento social”.

No final da reunião, os prefeitos entregaram à Secretária um documento de apoio à compra de vacinas por parte do Governo do Estado.