Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Reforço no enfrentamento à Covid-19, Hospital de Charqueadas abre primeiros leitos de UTI

Publicação:

Secretária Arita e Governador Leite assistem a demonstração de um aparelho por uma profissional de saúde.

Reaberto há quase dois anos, depois de 13 anos fechado, o Hospital de Charqueadas, na região Carbonífera, abriu nesta sexta-feira (24/7) os primeiros leitos de UTI. Com atendimento 100% público, as 10 unidades para tratamento intensivo serão destinadas prioritariamente para a população privada de liberdade e, durante a pandemia, exclusivamente para casos de Covid-19.

Como Charqueadas concentra o maior número de apenados em uma mesma região – são oito presídios com 5,1 mil presos, de um total de 39 mil em todo o RS –, os novos leitos trarão segurança a todo o sistema prisional gaúcho.

Presente na inauguração, ao lado dos secretários da Saúde, Arita Bergamnn, e da Administração Penitenciaria, Cesar Faccioli, o governador Eduardo Leite destacou a importância dos novos leitos:

“Continuamos expandindo nosso sistema hospitalar, sendo que já chegamos a quase 75% em quatro meses e vamos passar de 100% no aumento no número de leitos de UTI nas próximas semanas. Importante salientar isso, porque estamos fazendo a maior ampliação na história do Estado. Não é pouca coisa. Estamos dobrando a estrutura de UTIs. Aqui em Charqueadas ainda especialmente relevante pelo atendimento à saúde da população prisional, que é um público que tem uma grande exposição pelo número de pessoas concentrada em um mesmo local e que não havia um direcionamento, uma política pública de saúde”, afirmou o governador.

Até então, havia uma parceria entre o Estado e o Hospital Vila Nova, na capital, que estava recebendo casos de apenados que precisavam de internação em leitos clínicos. Agora, casos graves terão prioridade no Hospital de Charqueadas.

“E essa estrutura vai permanecer em Charqueadas depois da pandemia. É um legado para a cidade e para o atendimento à essa população, porque não tinha leito de UTI“, disse Leite.

A nova UTI foi construída em área do bloco cirúrgico do Hospital de Charqueadas e os atendimentos à Covid-19 não vão prejudicar o atendimento ao restante da população, que vai seguir sendo atendida no local.

“É um ato histórico, porque é uma expansão quantitativa e qualitativa. Quantitativa já que a partir de agora teremos 10 novos leitos, mas também é qualitativa, porque haverá uma atenção especial a esse recorte tão importante e tão vulnerável da nossa população, que são as pessoas privadas de liberdade”, afirmou Faccioli.

O pedido de habilitação dos leitos junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) será encaminhado ao Ministério da Saúde. Enquanto não for dada a autorização federal, o Estado vai custear os leitos. O custo médio diário é de R$ 1,6 mil por leito de UTI. Ou seja, será um investimento, se os 10 leitos forem ocupados, de R$ 480 mil por mês pelo governo gaúcho, até o ministério responder.

A imagem mostra 3 leitos de UTI equipados.
- - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Arita lembrou que a Secretaria Estadual da Saúde (SES) já havia entregue os 10 respiradores, enviados pelo Ministério da Saúde, no dia 3 de julho e que os leitos estão totalmente equipados, tanto com instrumentos quanto com equipes de saúde, para começarem a operar imediatamente.

“(A inauguração) tem uma importância dupla: em primeiro lugar, estamos colocando mais 10 leitos de UTI numa rede de ampliação que já soma 697 leitos novos habilitados junto ao Ministério da Saúde. De outro lado, estamos fazendo a entrega de leitos de terapia intensiva para o atendimento das pessoas privadas de liberdade. Isto é novo, é único e é pioneiro. Eu diria que é inédito na organização do sistema público de saúde termos um espaço organizado para atender de forma prioritária todos os apenados que precisarem de terapia intensiva”, afirmou a secretária.

A iniciativa faz parte de um acordo entre a SES, a Associação Hospitalar Vila Nova (administradora do hospital) e a prefeitura de Charqueadas. A associação hospitalar se apresentou apta para ampliar a capacidade de leitos de UTI adulto para atender pelo SUS, com a disponibilização de todas as condições necessárias, como camas e equipe de profissionais para atuar na nova ala de atendimento a casos graves de coronavírus.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom

Secretaria da Saúde