Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Prorrogado até o dia 11 prazo para inscrições no SERMulher

Está prevista a implantação de serviços de referência à saúde da mulher nas sete macrorregiões do Estado

Publicação:

-

A Secretaria da Saúde (SES) prorrogou até o dia 11 de outubro o prazo para inscrição no processo seletivo para os Serviços Especializados de Referência à Saúde da Mulher (SERMulher). As inscrições podem ser feitas por entes públicos ou prestador de serviços vinculados ao SUS no site da SES no link saude.rs.gov.br/sermulher.   

Está prevista a implantação de Serviços Especializados de Referência à Saúde da Mulher nas sete macrorregionais do Rio Grande do Sul, com atendimento ambulatorial especializado em linhas de cuidado de saúde da mulher como câncer de útero, câncer de mama e endometriose/miomatose, avaliação de infertilidade, planejamento reprodutivo e climatério. Os atendimentos contemplarão as principais necessidades em saúde identificadas a partir da avaliação dos dados epidemiológicos na saúde da mulher.   

Os serviços serão referências especializadas para casos encaminhados pelas unidades de saúde da atenção primária à saúde dos municípios.  Os selecionados receberão incentivo financeiro estadual no valor de R$ 200 mil, em parcela única, para implantação e R$125 mil para o custeio mensal dos serviços.   

Adesão e Custeio   

Nos SERMulher, serão atendidos casos em que forem detectadas alterações nos exames de rastreamento de câncer de colo do útero e de mama, endometriose/adenomiose/miomatose, investigação de infertilidade e climatério. Além disso, cada centro será formador para profissionais da Atenção Primária à Saúde, como exemplo, para inserção do dispositivo intrauterino (DIU), técnicas de coleta de exame citopatológico, entre outros.         

Cuidado integral  

O SERMulher oferecerá o cuidado integral, desde a prevenção e promoção da saúde até o diagnóstico e tratamento dos agravos das mulheres. O objetivo é reduzir a mortalidade por câncer de colo uterino e mama, otimizando o tempo entre a diagnóstico da doença e o início do tratamento. Também possibilitará o encaminhamento das pessoas com diagnóstico de câncer para os serviços de oncologia.  

Além disso, o serviço irá dispor de profissional para acompanhamento das usuárias, a fim de auxiliar que sejam atendidas nos serviços voltados as suas necessidades em tempo oportuno. Os profissionais, chamados de navegadores, deverão acompanhar a usuária durante a continuidade do cuidado. Eles realizam contrarreferência de forma responsável e de cuidado compartilhado com a Atenção Primária, até o agendamento e encaminhamento oportuno para serviços terciários, quando necessário.  

Os encaminhamentos realizados deverão seguir os critérios estabelecidos pelos protocolos de regulação ambulatorial do Telessaúde-RS e suas respectivas atualizações. O serviço vai funcionar de acordo com os fluxos de regulação de consultas especializadas no Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon). Os critérios de seleção, bem como a documentação necessária para a inscrição constam nas Portarias SES Nº 223/2024 e N° 224/2024. 

Secretaria da Saúde