Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Projetos da secretaria da Saúde são apresentados na Assembleia Legislativa

Publicação:

De pé, Secretária Arita discursa segurando o microfone. Do lado, algumas pessoas sentadas ouvem. Atrás deles, várias bandeiras de estados brasileiros.
Secretária Arita apresentou projetos da Secretaria da Saúde na Assembleia Legislativa - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

Em reunião do programa da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado Cresce RS, nesta segunda-feira (11), no parlamento gaúcho, a secretária Arita Bergmann e o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, falaram sobre a regulação remota do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e o aplicativo para smartfones Chamar 192 - dois projetos prioritários para a gestão estadual que estão ocorrendo dentro dos prazos previstos.

A regulação remota do Serviço Móvel de Urgência (Samu), que já está em funcionamento em Bento Gonçalves desde o final de outubro, de forma inédita no país, começa a funcionar hoje em Santa Maria e semana que vem em Santa Cruz do Sul. Novas Centrais de Regulação Remota Compartilhada devem entrar em funcionamento ainda este ano. “Usando tecnologia de ponta e zero impacto financeiro para o Estado, buscamos reduzir o tempo de resposta entre o usuário ligar para o 192 e a chegada da ambulância”, disse Elsade.

O outro projeto apresentado foi o app Chamar 192, já disponível para telefones Android. “O aplicativo permite que seja realizado um chamado para o Samu e a transmissão de dados básicos do solicitante previamente cadastrados ao médico regulador, assim como a localização por GPS, agilizando o processo”, explicou Arita.

A reunião foi um monitoramento dos projetos do Cresce RS, que contou com parlamentares e gestores estaduais de diversas secretarias de Estado inseridos no programa. O Cresce RS propõe ações para destravar os investimentos necessários ao crescimento do Rio Grande do Sul, acelerando processos de desenvolvimento e a geração de emprego e de renda.

Secretaria da Saúde