Profissionais debatem políticas e ações de saúde do trabalhador para a Região Metropolitana

Técnica do Ministério da Saúde fala de pé, segurando o microfone. A plateia assiste sentada.
profissionais da região metropolitana debatem saúde do trabalhador - Foto: Divulgação/ACS

Referências técnicas das vigilâncias em Saúde do Trabalhador que atuam na região macro metropolitana participam de um seminário nesta quinta-feira (17), em Porto Alegre. O objetivo da atividade, informa a coordenadora da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria da Saúde (SES/RS), Andréia Gnoatto, é debater formas de ampliar as notificações de agravos em saúde do trabalhador nesta região, que envolve municípios da 1ª, 2ª e 18ª Coordenadorias Regionais de Saúde.

Neste território, informa Andréia, mais de 70% das notificações são relacionadas a acidentes de trabalho. “O restante diz respeito a Ler-Dort (lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho), transtornos mentais relacionados ao trabalho e intoxicações exógenas.”
Pela manhã, Élem Sampaio, da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, falou sobre a trajetória nacional, cenários e perspectivas da Política de Saúde do Trabalhador. Também entraram em debate as atribuições dos três níveis de gestão para a área.
À tarde, está prevista a discussão por grupos de trabalho sobre práticas de gestores municipais e apresentação de relatos de experiências. Conforme Andréia, a intenção é que, a partir do que foi exposto, os profissionais “possam reconhecer o Estado, por intermédio de suas Coordenadorias Regionais de Saúde e do Cevs (Centro Estadual de Vigilância em Saúde), como parceiros para as ações necessárias à saúde do trabalhador”.