Planejamento Regional Integrado é tema de oficina na Secretaria da Saúde

Secretária Aglaé fala segurando o microfone. Três pessoas (duas mulheres e um homem), ao seu redor, ouvem. No fundo, um telão.
Secretária Aglaé falou da importância do planejamento para a gestão. - Foto: Divulgação/SES

A Secretaria da Saúde (SES) realiza nesta terça e quarta-feira (dias 26 e 27) uma oficina de alinhamento para a elaboração do Planejamento Regional Integrado (PRI) e Plano Estadual de Saúde (PES). A ferramenta é o principal instrumento de planejamento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como objetivo orientar as políticas públicas para o período de 2020 até 2023.

A abertura foi realizada no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), com a presença de servidores de diversas áreas da SES, além de representantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems/RS), Superintendência Estadual do Ministério da Saúde e Conselho Estadual da Saúde. Na oportunidade, a secretária-adjunta da SES, Aglaé Silva, explicou que os planejamentos regionais apresentam as necessidades e problemas locais, de acordo com as características daquele território. “Com esse diagnóstico, podemos discutir quais as ações a serem construídas para aquela demanda”, comentou.

Esse diagnóstico foi feito nas 19 coordenadorias regionais da SES. A partir da análise situacional das regiões são definidas diretrizes, objetivos e metas a serem alcançados no período de quatro anos e identificadas estratégias para o monitoramento e a avaliação das metas previstas.

Diretora Marta fala, segurando um microfone. Atrás dela, tem um banner e uma cadeira.
Diretora Marta Araujo Grecellé, da Assessoria Técnica de Planejamento e Gestão da SES. - Foto: Divulgação/SES