Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

PIM é escolhido finalista de prêmio nacional

Publicação:

Dois adultos sentados e uma criança, de pé, com um livro na mão. O homem observa o menino enquanto a mulher vê um livro infantil.
Visitador do PIM em visita à família. - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

O programa Primeira Infância Melhor (PIM), da Secretaria da Saúde (SES), foi selecionado como finalista do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019, na categoria Primeira Infância. O prêmio acontece a cada dois anos e tem objetivo de identificar programas brasileiros em diversas áreas, que tragam soluções para problemas sociais. É a primeira vez que o prêmio traz essa temática. Os 1º, 2º e 3º lugares serão conhecidos em outubro, em cerimônia em Brasília.

O PIM concorre com o programa de aleitamento materno da prefeitura de Osório e com o programa Primeira Infância Ribeirinha, de Manaus, no Amazonas, que é uma das experiências de replicação do PIM. "Fomos parceiros no desenho da metodologia, elaboração dos guias, formação das equipes e linha de base da família", explica a coordenadora estadual do PIM, Gisele Mariuse da Silva.

De acordo com pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), o programa auxilia na diminuição da mortalidade infantil decorrente de causas externas e por diarreia nas populações em que está implantado. Para exemplificar o impacto do PIM na ampliação de investimentos em primeira infância em todo o país, Gisele cita o livro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre a experiência do PIM, que diz que o programa foi reconhecido enquanto uma das tecnologias de desenvolvimento e transformação social mais importantes da América Latina, servindo de inspiração para o programa nacional Criança Feliz, implantado em 2016.

Secretaria da Saúde