Pedras Altas busca implementar Primeira Infância Melhor

A secretária Arita segura uma camiseta preta. À sua volta, o secretário Celso e o prefeito seguram pacotes. Os três estão de pé e de máscara.
O secretário Celso e o prefeito entregaram à secretária Arita uma camiseta da campanha - Foto: Divulgação/ SES

O município de Pedras Altas, na região sul do Estado, entregou na quarta-feira (10) à secretária da Saúde, Arita Bergmann, o pedido de implantação do programa Primeira Infância Melhor (PIM) no seu território. A ideia é ter sete visitadores para trabalhar com o programa no município e 163 famílias.

De acordo com o secretário de Saúde do município de Pedras Altas, Celso Caetano, "apoiar as famílias, na promoção do desenvolvimento integral das crianças, desde a gestação até os seis anos de idade, será um grande ganho para saúde para Pedras Altas. A equipe viu a necessidade de ampliarmos a assistência à população, em especial às crianças".

O PIM é uma política pública que atende famílias com gestantes e com crianças de até 6 anos e é baseado em visitas presenciais às famílias todas as semanas. Com a pandemia e a necessidade de distanciamento social, os visitadores do PIM precisaram rever a frequência de visitas às casas das crianças, mas mantiveram o contato semanal. As visitas foram por vezes substituídas por atividades à distância, seja por meio de telefonemas, videochamadas ou conversas escritas.

Hoje, o programa está presente em 210 municípios gaúchos, com 2,4 mil visitadores habilitados e mais de 50 mil crianças atendidas todas as semanas.

Na ocasião, o secretário Celso e o prefeito Luiz Alberto Soares Perdomo também entregaram para a secretária Arita uma camiseta da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul, da Secretaria Municipal de Saúde de Pedras Altas.