Passo Fundo vira referência em cardiologia para mais 11 cidades

secretária Arita, de pé, fala ao microfone, com Diego Espíndola e Aglaé Regina da Silva sentados cada um de um lado dela.
Reunião CIB aconteceu na Secretaria da Saúde, nesta quarta-feira (9). - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

Foi pactuado nesta quarta-feira (9), na Secretaria da Saúde (SES), que os hospitais de Clínicas e São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, receberão os pacientes de cardiologia de mais onze cidades da região, além dos municípios de que já são referência.

São os municípios de Barra do Quaraí, Itaqui, Quaraí, Uruguaiana, Alegrete, Maçarambá, Manoel Viana, Rosário do Sul, Santa Margarida, Santana do Livramento e São Gabriel.

A negociação foi pactuada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com a presença de gestores estaduais e municipais de saúde, incluindo a secretária Arita Bergmann e a secretária-adjunta Aglaé Regina da Silva. Estava presente também o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems), Diego Espíndola. A instância faz parte da legislação do SUS e é onde os gestores pactuam a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde.