Orçamento público do Hospital de São José do Norte é discutido na SES

A Secretária Arita fala para várias pessoas sentadas em volta de uma mesa em formato de U.
Gestores municipais de São José do Norte estiveram na SES para falar sobre o orçamento do Hospital Municipal. - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

A prefeita de São José do Norte, Fabiany Roig, a secretária de Saúde do município, Daniela de Freitas, e o superintendente do Hospital Municipal São José do Norte, Paulo Ricardo Borges, estiveram na Secretaria da Saúde (SES), nesta terça-feira (28), para tratar sobre o orçamento estadual da instituição.

“Estamos revendo a divisão dos recursos públicos dos hospitais gaúchos que prestam serviço pelo SUS”, explicou a diretora do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial, Lisiane Fagundes. “Tornaremos os incentivos estaduais mais justos e focados nas áreas mais sensíveis para a população.” A secretária da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou que as necessidades regionais estão sendo levadas em conta durante o estudo dos novos critérios utilizados para a divisão orçamentária dos hospitais.

O Hospital Municipal São José do Norte é 100% SUS e atende pacientes do próprio município e os vizinhos Mostardas e Tavares. De acordo com a secretária Daniela, a instituição oferece serviços baseados nas necessidades da população local, como, por exemplo, nas áreas de gastroenterologia, dermatologia, neurologia e saúde mental. "A principal causa de adoecimento na nossa região é a saúde mental", acrescentou Daniela.

Está em andamento uma reestruturação do hospital, com ênfase, além da saúde mental, também ambulatório de cuidados prolongados, maternidade e bloco cirúrgico. A secretária Arita colocou a equipe da SES e da 3ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) à disposição para qualquer auxílio técnico. “Somos a favor de ter serviços resolutivos mais perto dos cidadãos”, defendeu Arita.