Novo contrato do Hospital Universitário de Santa Maria é debatido em reunião na SES

Várias pessoas (homens e mulheres) sentados em volta de uma mesa, ouvem a secretária Arita falar.
Novo contrato com Husm é debatido na SES - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, acompanhada de diretores da Secretaria da Saúde (SES), se reuniu nesta terça-feira (16) com representantes do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que faz a gestão do hospital. Foram analisados os detalhes da proposta de novo contrato da instituição com a gestão estadual. “Entre os hospitais públicos, o Husm é o que possui o maior contrato com o Estado. Esse hospital é estratégico para a assistência da população”, disse a secretária, enfatizando a importância desse espaço para o Sistema Único de Saúde (SUS) gaúcho. O Husm é referência em diferentes serviços para mais de um milhão de pessoas.

A proposta de novo contrato foi elaborada pela SES com base na série histórica de 12 meses de produção do hospital entre 2018 e 2019. Também levou em consideração uma proposta anterior da direção do Husm. Na reunião, foram acordados os detalhes de valores e minutas. Agora, Ebserh e Husm analisarão novamente a proposta antes de definir o texto final e seguir para a assinatura.

Participaram da reunião gestores municipais de Santa Maria e região, o representante regional do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems), Leomar Maurer, representantes da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), como a coordenadora Marilisa Vilagrand, a superintendente do Husm, Elaine Resener e o chefe de serviço de contratualização hospitalar da Ebserh, Fabio Landim Campos.