Município de Guaíba formaliza adesão ao programa Geração Consciente

Secretária Arita e Marcelo seguram um documento. Ana Baggio está a esquerda dos dois. Os três sorriem.
Secretária Arita com o prefeito de Guaíba e com a responsável pelo programa na SES RS , Ana Baggio - Foto: Divulgação SES/RS

A Secretária da Saúde, Arita Bergmann, recebeu o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, na tarde desta quinta-feira (12/5) para a assinatura do termo de adesão do município ao programa Geração Consciente. O programa é uma iniciativa do governo do Estado em parceria com a Unesco e tem o objetivo de reduzir os índices de infecções sexualmente transmissíveis (IST) entre a população jovem no RS.

À direita, Marcelo assina um documento. A Secretária Arita e Ana Baggio observam. Os três estão sentados atrás de uma mesa circular.
Ana Baggio, coordenadora da seção de doenças crônicas e transmissíveis da SES/RS acompanhou a agenda com a secretária e prefeito - Foto: Divulgação SES/RS

O Geração Consciente será desenvolvido em forma de um jogo cultural e educativo entre escolas da rede pública de ensino de 21 municípios prioritários, escolhidos a partir dos indicadores de violência e vulnerabilidade social e que apresentam as maiores taxas de infecção de HIV/aids no Estado. Tem origem no projeto “Tecnologias sociais inovadoras de educação e saúde para a prevenção das IST e aids em jovens”, lançado pelo governo do Estado e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, no início de 2020. Em razão da pandemia, a licitação do programa e o desenho metodológico só se concretizaram em 2021.

Serão realizadas atividades durante o ano letivo para tratar sobre temas de saúde e prevenção das IST, HIV/aids. Entre os assuntos que serão abordados com os cerca de 35 mil adolescentes que devem participar do projeto, estão aprendizagem socioemocional, saúde sexual e reprodutiva, uso abusivo de álcool e outras drogas, diversidade, estigma e discriminação, violência, bullying e planejamento de vida.

Apresentação - Programa Geração Consciente