Hospital Sanatório Partenon completa 72 anos
Publicação:

O Hospital Sanatório Partenon (HSP) foi o primeiro hospital público do Rio Grande do Sul destinado ao atendimento de pessoas com tuberculose, inaugurado em 27 de janeiro de 1951. O hospital foi construído dentro da proposta da antiga Campanha Nacional Contra a Tuberculose, que tinha como objetivo o isolamento dos pacientes em sanatórios, mantidos longe do convívio social e familiar. Em razão do tratamento prolongado, à época, os doentes ficavam longos períodos internados.
Atualmente, o HSP realiza diagnóstico e assistência multiprofissional hospitalar e ambulatorial para tuberculose e suas comorbidades, além de retaguarda técnica para os programas estaduais de tuberculose e HIV/Aids. Nos dias de hoje, a maior demanda para internação é de pessoas em situação de vulnerabilidade psicossocial.
A Aids passou a fazer parte da história do Hospital Sanatório Partenon em 1983, quando nesta instituição foi diagnosticado o primeiro caso da doença no Estado. Desde então, o HSP dedica-se também ao tratamento da doença. Alguns serviços foram criados no Sanatório Partenon para a prevenção da doença e atendimento aos portadores do vírus e dos doentes de AIDS: ambulatório e hospital-dia para adultos, gestantes e crianças, farmácia para antirretrovirais e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA Caio Fernando Abreu).
Serviços
Ambulatório Geral;
Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE);
Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para Aids - Caio Fernando Abreu;
Serviço de Atenção Terapêutica;
Hospital-Dia para adultos, gestantes e crianças portadores de HIV/Aids;
Farmácia de antirretrovirais
Laboratório de análises clínicas;
Laboratório de citopatologia;
Radiologia;
Tisiologia