Hospital de São Borja elabora plano para abertura de oncologia pelo SUS

Secretária Arita Bergmann recebeu o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, e diretores do hospital (duas mulheres e três homens). Todos estão de pé e sorrindo.
Secretária Arita Bergmann recebeu o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, e diretores do hospital. - Foto: Divulgação/SES

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, recebeu nesta terça-feira (26) o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, e o presidente da fundação que administra o Hospital Ivan Goulart, Pedro Rodrigues Machado, para tratar do projeto de abertura do atendimento em oncologia pelo SUS na entidade. O projeto é que a unidade possa atender ao município e as cidades vizinhas de Garruchos e Maçambará.

Atualmente, o hospital já dispõe do serviço com atendimento privado e convênios, inaugurado em 2015. Pelo SUS, os pacientes da região hoje precisam se deslocar para hospitais de referência em Santo Ângelo e Uruguaiana.

A secretária Arita ficou de levar o assunto do credenciamento ao Ministério da Saúde, responsável pela autorização de abertura do serviço. A pauta deve ainda passar por uma discussão entre os municípios da região e aprovação da Comissão Intergestores Bipartite da SES.

A mobilização em prol do serviço pelo SUS também já conta com um abaixo-assinado com mais de 30 mil assinaturas. A reunião desta terça-feira foi acompanhada pela diretora adjunta do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da SES, Carla Pertile; pela gerente geral do hospital, Fernanda Dal Forno; e pelo empresário Celso Rigo.