Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Governo protocola na Assembleia projetos para ações de controle do coronavírus

Publicação:

Secretária Arita, Governador Leite, chefe da Casa Civil Otomar Vivian e outras pessoas caminham em frente ao Palácio Piratini.
Governador Eduardo leite e secretária Arita pedem colaboração de todos para evitar a propagação da Covid-19. - Foto: Divulgação/SES
00:00:00/00:00:00

Boletim Entrega Projeto de Lei coronavírus.mp3

Governo protocola na Assembleia projetos para ações de controle do coronavírus. Crédito: Elias Costa

Download

O governo do Estado protocolou, nesta terça-feira (17/3), dois projetos de lei que visam atender as ações necessárias para dar assistência às pessoas que contraiam Covid-19 no Estado.

Antes de entregar os projetos ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo, o governador Eduardo Leite fez um alerta à população. “A contenção do avanço do número de casos no RS só se dará se houver colaboração de todos para que possamos reduzir o fluxo de pessoas em circulação. Assim, retardaremos o contágio e teremos capacidade de prestar atendimento à população como um todo, especialmente aos casos que evoluírem com gravidade”, explicou Leite.

Uma das propostas prevê a contratação, em caráter emergencial e por tempo determinado, de 17 especialistas em saúde, nas áreas de Farmácia, Biologia, Enfermagem e Medicina.

O outro PL trata da reestruturação do quadro de funcionários da Saúde Pública, estabelecendo normas gerais de enquadramento, além de instituir nova tabela de vencimentos para o médico regulador de urgências e emergências.

Considerando a necessidade de ampliação de serviços de prevenção devido ao avanço do coronavírus, é importante a contratação de algumas especialidades de profissionais para atender ações e serviços de saúde diretamente ligadas ao enfrentamento da pandemia, sob pena de haver desatendimento ou desassistência da população gaúcha.

Governador Eduardo leite entrega um documento ao presidente da Assembleia legislativa. Ambos estão sentados atrás de uma mesa. À direita da foto vê-se outros dois homens sentados e um de pé.
Uma das propostas encaminhadas por Leite prevê a contratação, em caráter emergencial, de 17 especialistas em saúde - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

"Volto a ressaltar que não é momento para pânico, mas de muito cuidado. Essas medidas estão sendo tomadas para darmos a noção de urgência para a população. Não temos, na nossa cultura, a mesma disciplina de um país como o Japão. Esses movimentos mais rigorosos, como a suspensão de aulas, servem como um exemplo para que a população mude o comportamento”, destacou.

Depois da entrega dos projetos, a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, apresentou dados e projeções a respeito da evolução do vírus no mundo e no Estado. Os líderes de bancadas ou representantes também assistiram à explanação.

O chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, as secretárias da Saúde, Arita Bergmann, e o líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes, estiveram presentes.

Texto: Suzy Scarton e Jéssica Gamarra
Edição: Patrícia Specht/Secom

Secretaria da Saúde