Gestores estaduais e municipais discutem oftalmologia e traumatologia no Vale do Taquari

A Secretária Arita conversa com várias pessoas sentadas em volta de uma mesa em formato de U.
Prefeitos e secretários de Saúde do Vale do Taquari se reuniram com a secretária Arita Bergmann nesta terça-feira (28) - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

Gestores estaduais da Secretaria da Saúde (SES) receberam nesta terça-feira (28) uma comitiva do Vale do Taquari, formada por prefeitos e secretários de saúde da região, assim como as representações da Associação de Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari (Consisa VRT). Foram duas reuniões para tratar de assuntos referentes à saúde da população local.

O objetivo do primeiro encontro foi discutir alternativas de saldar a dívida do Estado com o Centro Regional de Oftalmologia de Encantado, referente aos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos anos de 2017 e 2108. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, apresentou algumas alternativas, ressaltando que não há previsão de orçamentos novos.

Entre as soluções propostas está a política do Governo do Estado com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) que prevê a dação de imóveis de propriedade do Estado em pagamento aos municípios de dívidas herdadas por gestões anteriores.

Os gestores da Amvat demonstraram interesse em ampliar os serviços de oftalmologia do Centro Regional, e a secretária Arita falou que “essa é uma das maiores demandas reprimidas do Estado”.

Referência em traumatologia
A segunda reunião tratou sobre a referência da população do Vale do Taquari em traumatologia. Participou do debate também o secretário de Saúde de Canoas, Fernando Ritter. Está em tratativa para que uma parte da demanda desta especialidade seja atendida nos hospitais de Canoas.

A secretária Arita falou que a melhor alternativa é que o serviço seja prestado diretamente na região, pedindo propostas dos municípios interessados em se tornar referência em traumatologia para esses municípios.

O presidente do consórcio, prefeito de Arroio do Meio, Klaus Werner Schnack, falou que o envelhecimento da população faz com que as especialidades de oftalmologia e traumatologia sejam cada vez mais prioritárias na assistência à população.

“Estamos sendo vistos e apoiados pelo Estado”, agradeceu o secretário de Saúde de Nova Bréscia, Fabiano Lemos. “Sozinhos não chegamos a lugar algum”, completou. O secretário-executivo do Consisa, Nilton da Silva Rolante, elogiou a equipe da Secretaria da Saúde pela transparência em que todos assuntos são tratados.