Gestores estaduais debatem formas de integrar consórcios públicos ao SUS

A imagem mostra várias pessoas sentadas ao redor de uma mesa em U, participando de reunião.
Secretaria da Saúde estuda integrar consórcios de saúde ao SUS. - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

Traçar estratégias de gestão pública para agregar os consórcios municipais de saúde ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi tema de reunião na Secretaria da Saúde (SES), nesta quinta-feira (5). A secretária-adjunta Aglaé Regina da Silva e coordenadores das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) receberam o representante técnico de Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), René Santos, para tratar do assunto.

“Os consórcios auxiliam o SUS ao preencher vazios assistenciais que, por ventura, existam em regiões do interior, mas também são serviços prestados com recursos públicos. Temos que trabalhar entrosados com os consórcios e não como serviços paralelos”, defendeu René.

A secretária Aglaé falou que o Estado precisa trabalhar de forma a não tirar a autonomia dos gestores de consórcios, mas, sim, trabalhar integrados.