Estado transfere gestão do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo

Governador Eduardo Leite, Secretária Arita e um homem seguram um documento. À esquerda, outro homem segura uma caneta. À direita, outro homem. Todos estão de pé e sorriem
Assinatura do contrato aconteceu nesta terça (21) no Parque da Expoagro, em Rio Pardo - Foto: Gustavo Mansur/Secom

O governo do Estado transferiu, nesta terça-feira (21), a gestão do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo, em Rio Pardo, ao Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul. Com a participação do governador Eduardo Leite, a assinatura do contrato encaminha uma solução para o hospital, que passou a fazer parte do Estado em dezembro de 2022. O ato foi realizado no auditório central da Afubra, no Parque da Expoagro, em Rio Pardo.

“Estamos na vida pública pra fazer as pessoas mais felizes. Passo a passo, damos a nossa contribuição nesse sentido” disse o governador. “As entregas na saúde geram muito orgulho ao governo, porque sabemos o quanto essa área toca a vida das pessoas. É fundamental que possamos seguir avançando.”

Selecionado pela Secretaria da Saúde (SES) para a gestão, o Hospital Ana Nery assume por 180 dias uma unidade de média complexidade importante para o Vale do Rio Pardo, atendendo a uma população de 145 mil pessoas em 13 municípios. A gestão pelo Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, reforça a regionalização da saúde.

O contrato prevê a transferência de recursos de R$ 14.909.187,12 para o novo gestor. O Hospital Ana Nery será responsável pelo gerenciamento da estrutura física e de pessoal e pela prestação de serviços, viabilizando o funcionamento da instituição e garantindo o atendimento à população.

A instituição conta com 209 profissionais e 101 leitos, divididos entre cuidados intermediários (4), cirurgia geral (23), clínica geral (29), saúde mental (5), obstetrícia cirúrgica (8) e clínica (10), psiquiatria (15) e pediatria (7). Todos são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Em maio de 2020, depois da intervenção do Poder Judiciário, o governo do Estado assumiu a gestão, através do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS). Em dezembro de 2022, o Hospital Regional do Vale do Rio Pardo passou a ser parte do Estado, com a cessão da estrutura física e da capacidade instalada pelo município de Rio Pardo e Irmandade de Caridade do Senhor Bom Jesus dos Passos, antigos gestores, para a SES.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou que o conhecimento de gestão por parte do corpo técnico do hospital dá confiança de que o atendimento será cada vez melhor.

"Temos esperança de que o Hospital Regional do Vale do Rio Pardo será o hospital que nós desejamos, porque a população desta região precisa de atendimento de qualidade e resolutivo”, ressaltou a secretária. “E a nossa esperança cresce, porque, mesmo com todas as dificuldades, sabemos do zelo e da excelência em gestão que o Hospital Ana Nery tem.”

UBS Amiga do Idoso

Na cerimônia, a SES entregou certificados de UBS Amiga do Idoso a nove Unidades Básicas de Saúde da Rede Bem Cuidar, que fazem parte da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). As UBSs certificadas atingiram os indicadores obrigatórios do ciclo de avaliação, desenvolvendo ações e processos de trabalho que permitem aos usuários idosos vivenciarem uma atenção acolhedora, inclusiva, eficiente e humanizada.

No primeiro ciclo de atuação da Rede Bem Cuidar, voltado para o cuidado à população idosa, foram concedidos Selos Bronze às UBSs que atingiram os indicadores correspondentes. No segundo ciclo, estas unidades foram submetidas a novos indicadores, recebendo, nesse momento, o Selo Prata. As UBSs que não haviam atingido os indicadores no primeiro ciclo foram novamente avaliadas, conquistando o Selo Bronze. Na região, a Rede Bem Cuidar conta com a adesão de 100% dos 13 municípios.

Unidades Básicas de Saúde certificadas

• Selo Prata