Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Encontro estadual aborda o fortalecimento da atenção básica

Publicação:

Arita fala de pé segurando o microfone, atrás de uma mesa que está situada num palco. A plateia, sentada, ouve atenta.
Secretária Arita falou do trabalho realizado pela Secretaria da Saúde. - Foto: Divulgação/SES

Nesta quarta e quinta-feira (dias 21 e 22) acontece em Porto Alegre o Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. A atividade reúne na Sogipa centenas de gestores de saúde e tem o objetivo de discutir os principais programas e propostas para aprimorar a atenção básica. O evento é promovido pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria da Saúde e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do RS (Cosems/RS).

Na abertura do evento, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, destacou que “a atenção primária é a porta de entrada e centro articulador do acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS)”. Ela ainda falou do projeto prioritário da planificação da saúde, que busca orientar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica por meio de oficinas e tutorias de acompanhamento permanente. “Neste ano, já começamos na Fronteira Oeste com foco na área materno-infantil e na Região Sul na especialidade de Saúde Mental. No futuro queremos iniciar também com um trabalho sobre o cuidado com os idosos”, afirmou.

O evento que abriu o encontro também teve a participação do secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Erno Harzheim. Ele apresentou a agenda estratégica da Atenção Primária em Saúde (APS). “Queremos reforçar o papel dos municípios, pois eles são a ponta da rede de saúde”, disse.

O encontro terá ainda nesses dois dias oficinas temáticas com os temas da ampliação do acesso na APS e Programa Saúde na Hora, avaliação e monitoramento e sobre a integração da vigilância com a atenção básica.

Secretaria da Saúde