Encontro de coordenadores resulta em propostas para qualificação da Saúde no Estado

Secretária Arita e secretária adjunta Aglaé em pé na foto rodeada por um grupo de pessoas que representam as 19 Coordenadorias
Coordenadores das 19 regionais participaram do evento - Foto: Marília Bissigo - Divulgação SES/RS

Uma maior agilidade na distribuição de vacinas e maior mobilização dos municípios para o controle do Aedes aegypti foram algumas das propostas resultantes do Encontro de Coordenadores Regionais de Saúde, que teve início na quarta-feira (22), no auditório da Escola de Saúde Pública (ESP), em Porto Alegre, e se encerrou nesta quinta-feira (23).

Durante os trabalhos, os participantes buscaram construir diretrizes sobre 10 temas específicos, como questões de planejamento, Plano de Ação Regional, Rede de Média e Alta Complexidade, Cirurgias Eletivas, Emendas Parlamentares para orçamento da saúde, entre outros.

Como resultado do encontro, o diretor da Assessoria Técnica de Planejamento (Assteplan), Cristian Guimarães, avaliou que “com todas as coordenadorias representadas, esta reunião foi decisiva para traçarmos as linhas estratégicas do Governo do Estado com relação ao Sistema Único de Saúde e às políticas de saúde”.

O diretor considerou a metodologia aplicada inovadora e participativa “que, somada ao trabalho de uma equipe bastante qualificada, vai contribuir em muito com os municípios nas Políticas de Saúde”.

Fechamento dos trabalhos

Após a apresentação dos relatos dos grupos de estudos, a secretária da saúde, Arita Bergmann, orientou o fechamento das propostas finais. Cada um dos grupos encaminhou suas expectativas, sugestões e soluções, “dentro dos princípios indispensáveis para a saúde pública e segurança da população”, afirmou a secretária.

A estratégia de trabalho deste encontro seguiu uma metodologia reunindo seis grupos de trabalho organizados por macrorregionais (Metropolitana, Centro-oeste, Serra e Sul, Missioneira, Norte e Vales).

Por Neusa Jerusalém