Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Dez novos leitos reforçam estrutura do Hospital Tramandaí

Publicação:

A imagem mostra equipamentos médicos embalados.
Estado já enviou o material para equipar os novos leitos do Hospital de Tramandaí. - Foto: Divulgação / Hospital Tramandaí

Um evento remoto marcou, nesta quinta-feira (25/2), o anúncio da abertura de novos leitos no Hospital Tramandaí, no Litoral Norte. O ato foi conduzido pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, que participou da transmissão acompanhado da secretária da Saúde, Arita Bergmann, da diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da Secretaria da Saúde (SES), Lisiane Fagundes, e do diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade.

“Cinco leitos já foram abertos no final de semana e, infelizmente, já estão todos ocupados. Nos próximos dias, mais cinco estarão operando”, explicou o deputado Gabriel.

Os 10 leitos foram equipados com respiradores, camas e monitores enviados pela SES. De Tramandaí, participaram da transmissão o diretor-geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, Tércio Erany Tedesco Júnior, e o gerente administrativo do Hospital Tramandaí, Luís Genaro Ladereche Figoli. Diversos prefeitos de municípios do Litoral também participaram. 

Deputado Gabriel fala, com um microfone a sua frente, enquanto secretária escuta. Os dois estão de máscaras.
A secretária Arita e o deputado Gabriel anunciaram, na Assembleia, os novos leitos do Hospital de Tramandaí. - Foto: Joel Vargas / AL

"Estamos no pior momento da pandemia, e esses novos 10 leitos vão ajudar muito a atender os pacientes, que chegam em quadros cada vez mais graves. Mas precisamos também atacar a causa do problema, que é a alta taxa de contaminação pelo vírus", afirmou o diretor Figoli. 

O Hospital Tramandaí é um hospital público de 145 leitos que está sob gestão da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, por meio de convênio com a SES, desde julho de 2011. A região Covid de Capão da Canoa, da qual Tramandaí faz parte, registrava, na tarde de quinta-feira (25/2) uma ocupação de 90,3% nos 62 leitos disponíveis (61 SUS e 1 privado). No Hospital Tramandaí, todos os 16 leitos de UTI Covid estavam ocupados nesta quinta-feira. Na unidade de internação Covid, cinco dos sete leitos também estavam ocupados.

"O governo, em parceria com os municípios e hospitais, abriu 49 novos leitos no Litoral Norte durante a pandemia. Mas isso não está sendo suficiente. Para evitar que as pessoas precisem ser internadas, é preciso investir em prevenção", disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

A instalação dos novos leitos de Tramandaí faz parte do esforço do Estado em ampliar a capacidade da rede hospitalar gaúcha para dar conta do agravamento da pandemia. Nesta semana, 65 leitos estão entrando em operação. Na próxima semana, a previsão é abrir mais 62 leitos, totalizando, em duas semanas, 127 leitos.

“A capacidade de ampliação está perto do limite, mas seguimos negociando com os hospitais para abrir ainda mais leitos nas próximas semanas”, explicou a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada, Lisiane Wasem Fagundes.

Secretaria da Saúde