Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Delegação gaúcha é eleita para a Conferência Nacional de Saúde

Publicação:

A imagem mostra os vários delegados eleitos no palco do Auditório Araújo Vianna.
Delegados eleitos representam os segmentos dos usuários, trabalhadores, gestores e prestadores. - Foto: Divulgação/SES

A 8ª Conferência Estadual de Saúde foi encerrada neste domingo (26) com a eleição dos 184 delegados titulares e suplentes que representarão o Rio Grande do Sul na etapa nacional, em Brasília, no mês de agosto. Os mais de três mil participantes também aprovaram as propostas que serão encaminhadas para a conferência nacional. O encerramento ocorreu no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre.

A promoção da Conferência Estadual de Saúde é da Secretaria Estadual da Saúde (SES), junto com o controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), representado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES). Realizado a cada quatro anos, o evento tem a participação dos usuários do SUS, trabalhadores da área, gestores e prestadores de serviços. Nas etapas municipais, estaduais e nacional, eles avaliam a situação da saúde pública e propõem diretrizes para a formulação da política de saúde pública.

Dos delegados eleitos, 140 são titulares, distribuídos da seguinte forma: 70 do segmento usuários, 35 trabalhadores e 35 gestores/prestadores. Outros 44 delegados suplentes completam a delegação, respeitando a mesma proporção entre os segmentos.

Mais informações estão disponíveis no site do Conselho Estadual de Saúde (em www.ces.rs.gov.br).

Secretaria da Saúde