Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Curso sobre atenção a pacientes pós-covid prepara profissionais das Unidades de Saúde do SUS

Publicação:

A imagem mostra duas mãos masculinas operando um laptop. Além disso, ele usa uma caneta. Na mesa circular, tem também um celular e uns papéis.
Curso é destinado a profissionais do SUS - Foto: Divulgação/SES-RS

Em parceria com o TelessaúdeRS-UFRGS, a Secretaria da Saúde (SES/RS) desenvolve o Curso de Atenção ao Paciente com Condições Pós-Covid19 na Atenção Primária em Saúde (APS). O curso será no dia 22 de agosto e as vagas são limitadas. 
Oferecido totalmente na modalidade à distância (EAD), na plataforma de ensino e aprendizado a distância Moodle TelessaúdeRS-UFRGS, o conteúdo estará completamente disponível a partir do mês de agosto de 2022.

O objetivo do curso é preparar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para o diagnóstico e cuidado com pessoas que se recuperam da Covid-19, mas apresentam sintomas que persistem após o quadro agudo da doença. Os sintomas e as sequelas pós-infecção pelo vírus SARS-CoV-2 são muito variados, desde queda de cabelo a depressão. Por essa razão é importante que os profissionais de saúde das unidades da Atenção Primária à Saúde (APS) saibam detectar os sintomas mais frequentes.

O curso é autoinstrucional e planejado de forma que os conteúdos sejam adquiridos na velocidade de cada aluno.

Com carga horária total de 50 horas, é composto por sete módulos, entre eles um módulo de ambientação e outro de avaliação final, além dos módulos de conteúdo, divididos por tipos de sintomas: cardiorrespiratórios, neuropsiquiátricos e musculoesqueléticos.

Acesse o link para as inscrições 

Secretaria da Saúde