Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Curso de hemoterapia para médicos está na 2ª edição

Publicação:

No fundo da imagem, os palestrantes do curso estão sentados atrás de uma bancada. À frente, a plateia assiste sentada.
O curso acontece na sede do Cremers - Foto: Divulgação/SES

 
Começou, neste sábado (13), a 2ª edição do curso de hemoterapia para médicos responsáveis técnicos das agências transfusionais.  Oferecido pela Hemorrede/RS da Secretaria Estadual de Saúde (SES) em parceria com o Serviço Hemoterápico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o curso objetiva capacitar profissionais médicos não especialistas sobre as atividades inerentes à atuação nas agências transfusionais.
Segundo a Coordenadora da Capacitação, Ane Fröhlich, a finalidade das agências é armazenar e realizar os testes pré-transfusionais para a realização das transfusões de sangue na rede Hemoterápica. A Diretora da Hemorrede do RS, Helena Beatriz Silveira Cunha, acha que a capacitação é de fundamental importância para a qualificação profissional da Hemoterapia do Estado.
O módulo presencial está sendo ministrado na sede do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers). O estágio em hemoterapia será realizado em hospitais e hemocentros conveniados, com prévio agendamento, através do Núcleo de Treinamentos da Hemorrede.
O curso é composto por duas fases. A primeira é teórica, durante três sábados (13/04; 27/04 e 11/05) na sede do Cremers. A segunda é o estágio prático, que será realizado em Hemocentros e hospitais conveniados. A carga total é de 50 horas.
A primeira edição do curso foi realizada no ano passado. Em 2018, 61 médicos participaram das atividades. Este ano, são 65. Mais informações no Núcleo de Treinamentos da Hemorrede, pelo telefone (51) 3336-6755 ramal 224 ou 205.

Secretaria da Saúde