Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Conferência Estadual de Saúde começa nesta sexta-feira em Porto Alegre

Publicação:

Cartaz da campanha: um desenho com algumas pessoas estilizadas segurando um cartaz onde está escrito: 8ª Conferência Estadual de Saúde. Embaixo, outro cartaz onde está escrito Democracia e saúde.
Evento será nesta sexta, sábado e domingo na Capital. - Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), junto com o controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), representado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) promovem, a partir desta sexta-feira (24), a 8ª Conferência Estadual de Saúde. Realizada a cada quatro anos, o evento tem a participação de quatro segmentos assim representados: 50% de usuários do SUS, 25% de trabalhadores da área e os outros 25% distribuídos entre gestores e prestadores de serviços. Eles vão avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde pública. Mais de 3,8 mil pessoas são esperadas para a abertura, que acontece no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre.

A conferência tem como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. A solenidade de abertura acontece às 9h30, seguida da plenária para aprovação do regulamento e, ao longo do dia, das mesas que terão como assunto a democracia e saúde, saúde como direito, princípios e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A programação continua no sábado (25), com a discussão em grupos de trabalho, que farão o debate e votação das diretrizes e propostas oriundas das etapas municipais. A reunião desses grupos será feita nas escolas estaduais Júlio de Castilhos e Protásio Alves. No domingo (26), a plenária final acontece novamente no Auditório Araújo Vianna pela manhã. Na oportunidade, também serão eleitos os 140 delegados que representarão o Rio Grande do Sul na Conferência Nacional de Saúde, que acontece em Brasília, entre 4 e 7 de agosto.

Secretaria da Saúde