Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Comunicação e Zero Discriminação em HIV e AIDS é tema de oficina dirigida a jornalistas

Publicação:

Banner convite da Oficina de Comunicação Zero discriminação em HIV e AIDS. Card na cor vermelha e com as informações sobre o evento.

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), realiza em Porto Alegre, no dia 11 de dezembro, a oficina “Comunicação e Zero Discriminação em HIV e AIDS”. O objetivo da oficina é atualizar profissionais e estudantes de comunicação em relação às expressões e terminologias mais adequadas com base em evidências científicas e nos direitos de pessoas vivendo com HIV e populações vulneráveis ao vírus.

Por meio de enquetes em tempo real, demonstrações práticas de saídas e soluções para a cobertura adequada de temas envolvendo HIV, AIDS e discriminação, a oficina busca também promover uma reflexão importante em torno da importância do jornalismo e da comunicação na resposta ao HIV. A atividade será realizada das 13h30 às 17h, no Auditório Paulo Freire (Centro Administrativo Fernando Ferrari). O curso conta com 80 vagas, e podem se inscrever todos os profissionais de comunicação que atuem na Imprensa e estudantes de jornalismo.

A capacitação faz parte do Plano Conjunto das Nações Unidas sobre HIV para 2018-2019, que busca contribuir para o fim da epidemia de AIDS até 2030, dentro da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A oficina sobre Comunicação e Zero Discriminação em HIV e AIDS é a continuação de um trabalho de capacitação que o UNAIDS tem feito com estudantes e profissionais de comunicação desde 2016. A ação tem contado com a participação de profissionais que atuam em redações de grandes grupos de mídia no Brasil e também na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, onde o treinamento foi oferecido como um Curso de Difusão em outubro deste ano. As oficinas também acontecerão em outras cidades como Florianópolis, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus, entre outras.

SERVIÇO
Workshop “Comunicação e Zero Discriminação em HIV e AIDS”
Data: 11 de dezembro de 2018
Horário: 13h30 às 17h
Local: Auditório Paulo Freire. Avenida Borges de Medeiros, 1501, térreo - Centro Administrativo Fernando Ferrari - Bairro Praia de Belas, Porto Alegre/RS.
Link de inscrições. Prazo para inscrição: 9/12/2018.

UNAIDS
O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) lidera e inspira o mundo para alcançar sua visão compartilhada de zero nova infecção por HIV, zero discriminação e zero morte relacionada à AIDS. O UNAIDS une os esforços de 11 organizações—ACNUR, UNICEF, PMA, PNUD, UNFPA, UNODC, ONU Mulheres, OIT, UNESCO, OMS e Banco Mundial. Trabalha em estreita colaboração com parceiros nacionais e globais para acabar com a epidemia da AIDS até 2030 como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Mais informações em unaids.org.br e ou pelo Facebook, Twitter e Instagram do UNAIDS.

Secretaria da Saúde