Começa ano letivo da Residência Integrada em Saúde 2021

Começou nesta terça-feira (2/3) o ano letivo do programa de Residência Integrada em Saúde 2021 da Escola de Saúde Pública (ESP), vinculada à Secretaria da Saúde (SES). A abertura oficial foi realizada de forma virtual e contou com a participação da secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Na ocasião, a secretária falou sobre a importância da residência em saúde para o sucesso das ações de prevenção e o fortalecimento do SUS. “A saúde se faz com a parceria de todos os atores, desde os residentes, os tutores, os preceptores, todos envolvidos na formação das pessoas.”

Ela destacou também que a SES busca sempre desempenhar seu papel na gestão da educação em saúde coletiva: “É na residência, onde os alunos recebem informação, ampliam conhecimento e trocam experiências que estão os agentes que fazem a diferença na saúde pública".

Arita encerrou sua participação convidando todos que participavam pela plataforma digital para um abraço virtual “do tamanho do Rio Grande”.

Na abertura, foi apresentada uma aula especial com o tema “Formação em Saúde: A Epidemiologia e o Sistema Único de Saúde – SUS”, pelo professor Dr. Cesar Victora. A programação também contou com uma mostra de vídeos comemorativos aos 45 anos da Unidade de Saúde São José do Murialdo - Programa de Residência Médica: Medicina de Família e Comunidade, além de vídeos sobre o Hospital Psiquiátrico São Pedro -HPSP, Ambulatório de Dermatologia Sanitária – ADS, Assessoria de Planejamento da SES/RS e Centro Estadual de Vigilância em Saúde – CEVS.